Publicada em: 30/09/2011 - 213 visualizações

Comissão do Idoso assina neste sábado Carta Compromisso

Comissão do Idoso assina neste sábado Carta Compromisso (30/09/2011 00:00:00)
 

Comissão do Idoso assina neste sábado Carta Compromisso

       Neste sábado, 1º de outubro, data em que se comemora o Dia Nacional e Internacional do Idoso, a Câmara Municipal realiza sessão solene, às 10h, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro. O evento marca a finalização dos trabalhos da Comissão Especial do Idoso, que, nos últimos cinco meses, fez uma série de reuniões com representantes de entidades ligadas a causa.
       Durante a solenidade, será apresentada a Carta Compromisso que inclui sugestões que devem ser viabilizadas para promover mais qualidade de vida a esta parcela da população, que em Juiz de Fora está acima da média nacional. Inserido no documento estão oito projetos propostos pela comissão que serão assinados pelos integrantes. Dentre eles, o que obriga as novas edificações a instalar barras de segurança nos banheiros; o projeto que amplia em trinta minutos o tempo para os idosos na área azul e ainda o que aumenta para R$ 2 mil o valor da multa para as instituições financeiras que forem flagradas assediando os idosos nas ruas sobre empréstimos consignados. O documento será encaminhado às três esferas governamentais e ao Ministério Público.
       Para a elaboração da Carta Compromisso, a Comissão Especial do Idoso debateu temas abrangentes nas áreas: social, esporte, cultura, lazer, segurança pública, habitação, direitos do consumidor, saúde, transporte e acessibilidade.
       Outra iniciativa do grupo foi a proposta da realização de um diagnóstico social da terceira idade, que já está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Juiz de Fora. A medida também serve de auxílio para identificar os principais problemas enfrentados pelos idosos em Juiz de Fora.
       Também neste sábado será apresentado o Selo de Respeito ao Idoso elaborado pelo designer gráfico, Carlos Torres. A marca proposta pela comissão será conferida aos estabelecimentos comerciais que prezam por excelência no atendimento à terceira idade.
       Em parceria com o Procon foi criada uma cartilha que alerta os idosos sobre superendividamento nos empréstimos consignados.
       A Comissão Especial do Idoso é presidida pelo vereador Isauro Calais (PMN) e composta ainda pelos vereadores José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB), Ana das Graças Rossignoli (PDT) e José Tarcísio Furtado (PTC), além de representantes ligadas à questão da terceira idade.
       
       A Carta Compromisso com todas as propostas será disponibilizada no site da Câmara após a sessão solene.

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade