Medalha Nelson Silva 2007 é entregue nesta sexta A Câmara Municipal de Juiz de Fora faz a entrega da Medalha Nelson Silva nesta sexta-feira (30/11), em solenidade que acontece no plenário Francisco Afonso Pinheiro, às 18h.
A medalha foi instituída pela Câmara em conjunto com o Batuque Afro-Brasileiro, através da resolução 1120/99. A honraria é entregue em reconhecimento e valorização de pessoas que se destacaram na produção e difusão das manifestações artístico-culturais e sociais da raça negra. Esta será a sétima edição.
A cerimônia constará de uma apresentação da contadora de histórias e uma das homenageadas, Vanda Maria Ferreira. Ela usará a personagem que criou, a encantadora Odara Dandara, para contos populares africanos. O Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva também fará uma apresentação.
Haverá discursos do secretário da Câmara, Luiz Otávio Fernandes Coelho, representante do Legislativo no Conselho de Mérito da Medalha, de Osvair Antônio de Oliveira, que falará pelos agraciados, e do presidente do Batuque, Flávio Aloísio Carneiro.
A denominação de Nelson Silva para a medalha ocorre em função de ter sido um dos maiores compositores do país. Nelson Silva, que nasceu em Juiz de Fora, em 22 de janeiro de 1928, criou centenas de composições no ritmo de sambas, boleros, rumbas, mambos, valsas, toadas, batuques e até hinos religiosos. O ecletismo musical e a qualidade de seu trabalho são inquestionáveis. Foi um regente dos mais rigorosos e perfeccionistas, atento permanentemente à situação do negro no Brasil.
Homenageados de 2007
Cristina Maurício Mariano Oliveira
Reitor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho
José Cristovam Batista Medeiros
Osvair Antônio de Oliveira
Regina Stela Camargo
Renato Demétrio Filho
Sílvio César Alves
Valter Luiz da Silva – Post Mortem
Vanda Maria Ferreira
Vanderlei Dornelas Tomaz |