Publicada em: 29/08/2007 - 301 visualizações

Vereador visita Usina de Triagem

Vereador visita Usina de Triagem (29/08/2007 00:00:00)
 

Vereador visita Usina de Triagem

       O vereador Flávio Cheker (PT), representantes da Prefeitura, catadores de papel e entidades defensoras desses trabalhadores realizaram hoje (29/08) uma visita à Usina de Triagem, em Santa Cruz. Eles conheceram o funcionamento da unidade cujo controle a Administração Municipal está disposta a repassar para os catadores.
        O assunto será o eixo do Seminário Lixo e Cidadania, anunciado para outubro. A próxima reunião preparatória acontece em 6 de setembro, quinta-feira, às 10h, na Câmara Municipal.
        Os três caminhões destinados à coleta seletiva despejam a carga em dois silos da usina. O material é levado por um guindaste até um funil, de onde segue para a esteira. Funcionários do Demlurb se encarregam da separação em contêineres: plástico mole, plástico duro, papel misto, papelão, caixas de leite, sacolas, latas e refugo. Em seguida, o material é compactado em blocos de aproximadamente 300 quilos.
        De acordo com o gerente, Luís Carlos Masson, a capacidade da usina é de 80 toneladas dia. O lixo seletivo permanece armazenado até a realização de leilões, em média, de seis em seis meses. Apesar da proposta ser também de reciclagem e compostagem, esse trabalho não é feito.
       A unidade também vem atuando na conscientização da comunidade sobre a importância da reciclagem. Isso ocorre através de visitas de estudantes e reuniões promovidas em condomínios, quando a separação do lixo é incentivada. Enquanto isso, funcionários da usina, que encontra-se em uma área de 358 m², iniciaram a fabricação de vassouras tendo a garrafa PET como matéria prima.
        Entre os presentes à visita estiveram o secretário de Política Social, Rogério Ghedin; o subsecretário de Promoção da Cidadania, Marcos Pinto, e Alexandra Rossi, da Amac. O Banco do Brasil esteve presente através de Edson Pereira Filho. A Cooperativa Mãos Verdes foi representada por Janaína Aparecida da Silva e Antônio José de Oliveira Primo; o Fórum da População de Rua, por Anésio de Oliveira e a Pastoral de Rua, por Mateus Geraldo Xavier.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade