Publicada em: 29/05/2006 - 198 visualizações

Peso das mochilas de material escolar preocupa vereadora

Peso das mochilas de material escolar preocupa vereadora (29/05/2006 00:00:00)
 

Peso das mochilas de material escolar preocupa vereadora

       O peso máximo do material escolar a ser transportado pelos alunos das redes pública e privada não poderá ultrapassar a 10% do peso do seu corpo. A medida é proposta em projeto de lei da vereadora Rose França (PTB), em tramitação na Câmara. A vereadora foi levada a se posicionar devido a reclamações de dores e danos irreversíveis na coluna de estudantes, que chegaram ao seu conhecimento. Má postura e escoliose são alguns dos problemas diagnosticados com freqüência.
        A expectativa de Rose é pela sensibilização dos demais vereadores em plenário e dos responsáveis pelas instituições de ensino. “Os estabelecimentos poderiam se adequar de forma a reduzir os danos que vêm sofrendo os alunos com a enorme carga de material escolar transportado todos os dias,” argumenta.
        Junto ao projeto, ela anexou pesquisas com informações precisas que fundamentam a necessidade de uma fiscalização rígida. Os 10% de limite de peso definidos estão em conformidade com pesquisa feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.
        Entre as alternativas a serem usadas, ela propõe, o uso de armários nas escolas para que os alunos possam guardar livros e cadernos, a substituição de cadernos por fichários, o uso de carrinhos para transporte das mochilas. Além disso, os especialistas alertam para a necessidade do uso das mochilas com as duas alças, para distribuição do peso nas costas.
        A vereadora citou ainda “dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicando que 85% das pessoas têm, tiveram ou terão um dia dores nas costas provocadas por problemas de coluna. Segundo especialistas, este quadro está diretamente ligado ao peso que muitas dessas pessoas carregaram quando crianças,” alerta a vereadora. Com a iniciativa, “espero solucionar parte desse problema que atinge, principalmente, as crianças,” disse.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade