Publicada em: 28/12/2011 - 193 visualizações

Câmara devolve economia à Prefeitura em 2011

Câmara devolve economia à Prefeitura em 2011 (28/12/2011 00:00:00)
 

Câmara devolve economia à Prefeitura em 2011

        A Câmara Municipal de Juiz de Fora fez nesta quarta-feira (28/12), por meio de seu presidente, Carlos Bonifácio (PRB), a entrega de R$ 901 mil ao prefeito Custódio Mattos (PSDB) referente à economia no orçamento de 2011. A entrega aconteceu na sala Waldir Mazocoli na presença de integrantes da Mesa Diretora e vereadores, que solicitaram a aplicação dos recursos na Saúde.
       
        O prefeito adiantou que vai atender ao apelo, destinando os recursos como uma das fontes de financiamento de um mutirão para atualizar procedimentos em atraso em consultas e exames. “Espero que em poucos meses não haja mais ninguém na fila por consultas eletivas e exames complementares”, disse. Custódio agradeceu “mais um gesto de parceria em defesa dos interesses coletivos da cidade”.
       
        Carlos Bonifácio reafirmou a disposição do Legislativo em cooperar com o município e o empenho dos vereadores pela melhoria da qualidade de vida dos juiz-foranos. “Isso continuará em 2012”, assegurou. Essa trajetória é seguida mesmo com a redução do repasse pela Prefeitura para 4,5% das receitas tributárias e de transferências constitucionais do município. Até 2009, o repasse era de 5%.
       
        Foram economizados mais de R$ 250 mil com licitação/pregão, mais de R$ 20 mil em autopeças, manutenção e combustível, R$ 50 mil em telefonia fixa, além de R$ 113 mil provenientes de aplicações financeiras. Isso possibilitou modernização em informática, com aquisição de equipamentos e novo servidor, atualização do setor de Áudio e Imagem, renovação da frota de veículos, além de capacitação de pessoal.
       
        A Câmara vem mantendo e até ampliando os serviços de atendimento à população, que foram levados até os bairros. Por meio do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), são prestadas assistência jurídica e social e funcionam o Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon), a Internet Popular, a Escola do Legislativo de Juiz de Fora, a Câmara Itinerante, a Câmara Mirim, o Parlamento Jovem e o projeto Diversidade-Somos Todos Diferentes, com abordagem sobre discriminação, terceira idade e etnias. Numa parceria com a Polícia Civil, ainda funciona o Posto de Identificação Civil, que emite carteiras de identidade. A mais nova parceria foi firmada este ano com o Ministério do Trabalho e possibilitou a operação do Posto Emissor de Carteiras de Trabalho e Previdência Social.
       
        Ao mesmo tempo são incentivados mecanismos de participação popular como as Audiências Públicas e as Tribunas Livres, além de meios de a comunidade acompanhar os trabalhos da Casa, seja pela página na Internet – www.camarajf.mg.gov.br – seja pela Ouvidoria da Câmara, viabilizada em 2011, através do 0800 970 07 07.
       
        Também participaram da solenidade os vereadores Julio Gasparette (PMDB), Noraldino Jr. (PSC), Dr. José Tarcísio (PTC), Antônio Martins (Tico-Tico-PP), Isauro Calais (PMN), Rodrigo Mattos (PSDB), Dr. Luiz Carlos (PTC) e o secretário de Governo, Manoel Barbosa.
       

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade