|
Juiz de Fora terá projeto Paz na Escola A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o projeto de lei da vereadora Rose França (PTB) instituindo o programa Paz na Escola. Ele é de ação interdisciplinar e prevê a participação da comunidade para evitar e controlar a violência nas escolas da cidade. Para que seja implementado o projeto, cada estabelecimento deve criar uma equipe de trabalho constituída por professores, funcionários, alunos, especialistas em educação, pais, representantes locais e de entidades organizadas, que tenham afinidade com a proposta. Caberá ao Executivo garantir a qualificação e preparo dos seus membros para o desenvolvimento do trabalho.
As equipes serão vinculadas aos Conselhos Escolares e colegiados, que devem também, analisar as causas da violência e, se possível, apontar soluções viáveis para amenizar o problema. Caberá a eles o desenvolvimento de ações e campanhas educativas, de conscientização e valorização da vida, dirigidas às crianças, adolescentes e à população. As equipes ainda devem implantar ações garantindo o reconhecimento dos direitos humanos, o exercício pleno da cidadania e a promoção da harmonia e da paz na escola. Eventos culturais, sociais e desportivos podem servir para fortalecer o elo entre colégio e comunidade.
A coordenação do programa ficará a cargo do Órgão Municipal responsável pela Educação, que deve traçar diretrizes, realizar estudos e dar suporte ao desenvolvimento do programa. A participação é aberta a todos setores ligados à Cidadania e à Assistência Social, ao Ministério Público, a Ongs, Universidades, entre outros órgãos e instituições dispostos a colaborar.
Nossa proposta é criar mecanismos para enfrentar o grave problema da insegurança e violência que cresce de forma assustadora, afetando a sociedade e atingindo até mesmo as crianças e os adolescentes no seu próprio ambiente de formação e aprendizado: a escola, afirma Rose França. Ela ainda ressalta que os dados divulgados pela imprensa local são assustadores: tráfico, violência, uso de drogas nas imediações e até mesmo dentro dos colégios. Agressões, vandalismo, furtos, depredações e ameaças, já foram alvos de notícias e Audiências Públicas nesta Casa Legislativa, ressalta.
Pichar muros e paredes, quebrar móveis e portas, destruir banheiros, roubar lâmpadas, equipamentos escolares e agredir professores, tomou-se diversão para alguns estudantes, alerta a vereadora. Por isso, a criação deste programa é tão importante, ele vai integrar escola e comunidade que terão mais força para enfrentar o problema, até mesmo orientando e acompanhando famílias que abriguem jovens infratores. A defesa da paz na educação se torna fundamental, uma vez que ela se estende para a conveniência na sociedade. É na escola que os jovens se formarão para a vida, projetando não só o futuro de nossa cidade, mas também de nossa Pátria, defende Rose França.
|