Publicada em: 27/06/2005 - 578 visualizações

Graminha não será endereço de novo centro de recuperação de menores infratores

Graminha não será endereço de novo centro de recuperação de menores infratores (27/06/2005 00:00:00)
 

Graminha não será endereço de novo centro de recuperação de menores infratores

       No que depender dos esforços do prefeito Carlos Alberto Bejani (PTB), a PJF não fornecerá, em hipótese alguma, autorização para a construção do Centro de Acolhimento para menores usuários de drogas e em conflito com a Lei. Foi com essa frase que o vereador Eduardo Novy (PRP) abriu a audiência pública de hoje, 27/06, solicitada por ele, para tratar da construção do que seria, de acordo com a placa que dá nome à instituição, a Pousada São Francisco de Assis de apoio sócio-educativo para menores infratores, no Parque das Samambaias, em Graminha. Para os moradores, que em nenhum momento foram informados pelas autoridades sobre as obras, trata-se da unidade do - Programa Municipal de Execução de Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto- PEMSE.
       Em princípio a obra seria edificada no bairro Nossa Senhora de Lourdes, mas os moradores se uniram e não deixaram que ela acontecesse. O Governo do Estado afirmou estar estudando outro local mais apropriado, e agora, os moradores do Graminha estão preocupados com a situação. Tanto eles, quanto os vereadores e outras autoridades locais, foram impedidos de visitar a construção mas, um dos pedreiros que trabalhou no local afirmou haver cerca de 21 celas, todas com precauções para segurança máxima. Ainda de acordo com Novy, nenhuma autoridade local ou estadual soube esclarecer o que é ou para que vai servir o novo edifício.
       À princípio seria uma granja adaptada para receber os 12 menores em conflito com a Lei que se encontram no Instituto Jesus. Os moradores temem que o bairro se torne um lugar inseguro. O presidente da SPM dos bairros Graminha e Cruzeiro do Sul afirma que vem sendo procurado pela população que está alarmada com a situação: Os moradores já estão pensando até em deixar suas casas, afirma. A comunidade ainda julga o local inadequado para o alojamento desses menores, pois em casos de fuga, há estradas que ligam Juiz de Fora a vários municípios cortando a região. Eles também se dizem indignados com a falta de respeito das autoridades em não consultá-los para realizar as obras.
       A Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora, Eliane Pimenta, informou que não passou por eles nenhum projeto pedagógico ou arquitetônico do Estado para a criação de um Centro de jovens em regime de semi-liberdade na cidade. Ela afirmou que amanhã, 28/06, às 15h, haverá uma reunião na sede do Conselho, à rua Halfeld 450, com representantes do estado para discutir a questão.
       Os vereadores do PSDB, partido do Governador de Minas Aécio Neves, Rodrigo Mattos e Antônio Jorge, se comprometeram em buscar mais informações e a trazer representantes da Secretaria de Segurança do Estado para debater com os moradores, em nova audiência pública, dia 13 de julho às 15h, na Câmara Municipal.
       Novy encerrou a reunião afirmando que o descaso do Estado com os vereadores já vem de muito tempo e torce para que a reunião realmente aconteça mas, não acredita que o chamado da Câmara será acatado pelos governantes estaduais.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade