Publicada em: 27/03/2007 - 136 visualizações

Câmara homenageia Professor

Câmara homenageia Professor (27/03/2007 00:00:00)

Câmara homenageia Professor

Por iniciativa do vereador Flávio Cheker (PT), será realizada solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora ao professor da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Dr. Gilberto Felisberto Vasconcellos. A cerimônia acontece nesta quarta-feira, dia 28 de março, às 19h30, no Plenário Francisco Afonso Pinheiro.
        Em 1972, Gilberto graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP, instituição pela qual também tornou-se doutor, em 1977, defendendo a tese, “Ideologia Curupira”. Em 1978, Gilberto viaja para França, onde fez pós-doutorado na Ecole Pratique Des Hautes Edutes – EPHE.
       Dr. Gilberto já publicou diversos artigos em jornais e revistas e escreveu quatro livros. Em um deles, “A Jangada do Sul”, mostra que é um defensor da herança getulista na política brasileira. No livro, a Jangada construída a partir de três troncos e uma vela, retrata os pilares que o sul teria dado ao país: Getúlio, Jango e Brizola. O livro trata de uma defesa do modelo nacional desenvolvimentista implantado a partir de Vargas e levado ao extremo pelos governos militares que se baseia em forte presença do Estado na economia, determinado setores e pessoas beneficiárias dessa intervenção.
       Atualmente, Dr. Gilberto ministra aulas no Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Também já atuou como professor na Universidade Federal da Paraíba – UFBP e Fundação Getúlio Vargas – UFV.