Publicada em: 26/09/2006 - 303 visualizações

Audiência quer esclarecer funcionamento do INSS

Audiência quer esclarecer funcionamento do INSS (26/09/2006 00:00:00)
 

Audiência quer esclarecer funcionamento do INSS

       “Esclarecer sobre o funcionamento do Instituto Nacional Seguridade Social, INSS, é o alvo da convocação desta audiência que infelizmente não pode ser realizada hoje, 26/09. Nós, no entanto, não vamos penalizar a população. Iremos remarcar uma nova reunião com os técnicos e com a sociedade organizada para informar a comunidade sobre os benefícios e funcionamento deste órgão”. A explicação é do vereador Paulo Rogério dos Santos (PMDB) que subiu à tribuna para explicar o motivo do adiamento da audiência pública. “Infelizmente o gerente executivo do órgão, Paulo Eduardo Cirino, não pôde comparecer e sem as suas explicações seria inviável a Câmara realizar a reunião”, disse.
       Em carta enviada ao gabinete do peemedebista, o representante do INSS explicou que “devido a morte de uma das médicas peritas, as agendas do Instituto estariam comprometidas com deslocamentos devido à convocação pela gerência regional, para que se fosse adotada, em conjunto, ações que minimizem a incidência de agressões contra funcionários do INSS”. Ele disse ainda que tem interesse em “ouvir, analisar e alinhar as propostas da comunidade em relação ao atendimento”.
       O INSS é um sistema de proteção social que assegura o sustento do trabalhador e de sua família, quando esse não pode trabalhar por motivos de doenças, acidentes, gravidez, prisão, morte ou velhice. O órgão mantém dez benefícios diferentes, incluindo aposentadorias, pensão por morte, salário-maternidade e auxílio-doença. Quando o trabalhador fica doente, é a Previdência Social que paga o seu salário até que ele recupere as condições de exercer suas atividades. A Previdência Social também é responsável pelo salário-maternidade nos 120 dias de licença-gestante das trabalhadoras.
       “A audiência pública quer propor, justamente, ações que visem a melhorar o atendimento do INSS, instruindo a comunidade, os beneficiários e os funcionários do órgão sobre a adequada prática da perícia médica, assim como a adoção de técnicas amparadas em normas e procedimentos regulamentados pelos órgãos de saúde”, informou Paulo Rogério, que aguarda uma nova data para a realização da audiência.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade