Publicada em: 26/01/2007 - 245 visualizações

Prevenção de doenças na adolescência é projeto de lei na Câmara

Prevenção de doenças na adolescência é projeto de lei na Câmara (26/01/2007 00:00:00)
 

Prevenção de doenças na adolescência é projeto de lei na Câmara

       “É na adolescência que ocorrem importantes transformações no corpo (puberdade), no modo de pensar e agir e no desempenho dos papéis sociais. Estas transformações físicas, emocionais e sociais, provocam mudanças importantes nas relações do adolescente com sua família, amigos e companheiros e ainda na maneira como ele se percebe como ser humano”. Para a vereadora Rose França (PTB) pensar nessa parcela da população, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) corresponde à faixa de 10 a 19 anos de idade, é projetar um futuro melhor.
       
       Rose apresentou projeto de lei obrigando o Executivo a prestar assistência em saúde aos adolescentes, de ambos os sexos, nas Unidades Básicas de Saúde do município. Essa assistência seria prestada por uma equipe multiprofissional com atendimento ginecológico, clínico, psicológico, educação sexual, contracepção, prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS, prevenção ao uso de drogas, prevenção ao suicídio, detecção de fatores de risco no trabalho e reflexão sobre as mudanças biopsicosociais.
       
       Caberá à Secretaria Municipal de Saúde definir estratégias e condições necessárias para a implantação deste programa de assistência aos adolescentes. As despesas correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário. “A idéia deste projeto, que posso chamar de Saúde e Prevenção, surgiu da necessidade de se investir na saúde e, conseqüentemente, no futuro desses adolescentes, que serão a mola propulsora de nosso país”, afirmou a legisladora.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade