Publicada em: 03/04/2009 - 101 visualizações

CAC treina Colégio Stella Matutina para eleição de Vereador Mirim

CAC treina Colégio Stella Matutina para eleição de Vereador Mirim (03/04/2009 00:00:00)
  • CAC treina Colégio Stella Matutina para eleição de Vereador Mirim        O processo de eleição dos Vereadores Mirins de Juiz de Fora está na fase final. Alunos do Colégio Stella Matutina participaram hoje (03/04) de treinamento com profissionais do Centro de...
 

CAC treina Colégio Stella Matutina para eleição de Vereador Mirim

       O processo de eleição dos Vereadores Mirins de Juiz de Fora está na fase final. Alunos do Colégio Stella Matutina participaram hoje (03/04) de treinamento com profissionais do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo. O estabelecimento de ensino é um dos últimos a escolher seu representante. A eleição acontece quarta-feira, 08/04. O Stella estava entre as escolas suplentes. A sua inserção no processo eleitoral se deu em função da desistência das E.E. Maria Elba Braga.
        As palestras abordaram o conceito de cidadania, os direitos civis, sociais e políticos, além do papel das instância de poder – Legislativo e Executivo. A importância de um cidadão representar a coletividade foi enfatizada em função de ser este o direito a ser exercido pelo vereador mirim.
        A Câmara Mirim será formada por adolescentes entre 12 e 15 anos, eleitos pelas 19 escolas sorteadas entre as 55 municipais, estaduais e federais, públicas e privadas, que se inscreveram para participar do processo. A posse foi anunciada para 14 de abril. A primeira reunião acontece em 12 de maio, às 14h, no plenário da Câmara. O mandato será de um ano.
        Seis candidatos vão concorrer à vaga destinada ao Stella Matutina, cinco da nona série e um do segundo ano do ensino médio. Jean Ferreira Alves, 14 anos, se dispôs a ouvir os colegas colocando-se como porta-voz sobre ações a serem desenvolvidas. Augusto Spinelli, 15 anos, também entende que deve ser dada voz aos jovens, convencido da sua capacidade de contribuir para melhorar a cidade. “Entendo que devem ser desenvolvidos mais projetos para adolescentes, a fim de atraí-los para as escolas e as diversas modalidades de esporte, colocando-os em condições de ajudar mais o país”.
       O projeto é visto por Ingrid Campos, 14 anos, como a possibilidade de se tornar representante do Stella Matutina e da cidade. Letícia Medeiros e Mariana Crispe, de 13 anos, querem mudar a imagem de rebelde dos jovens e mostrá-los como fonte de grandes idéias. Isabela Ruback, 14 anos, vê na eleição para vereador mirim uma oportunidade de a juventude ter voz ativa e interferir nos destinos do município, contribuindo para melhorias em setores como o de limpeza.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade