|
Secretário de Obras anuncia asfaltamento para principais vias Atender de forma mais ampla toda cidade não concentrando ações no Centro. A meta foi anunciada pelo secretário de Obras, Jefferson Rodrigues, durante Audiência Pública realizada hoje (25/03) por solicitação dos vereadores João Evangelista de Almeida (João do Joaninho-DEM), José Sóter de Figueirôa (PMDB) e do presidente da Câmara, Bruno Siqueira (PMDB). Ele apresentou as propostas para a pasta, conforme determina a lei 10.000.
A expectativa da Secretaria é pela assinatura de convênio com o Estado de R$ 2 milhões 600 mil destinados a asfaltamento e contenção de encostas no primeiro semestre. Outro convênio de R$ 4 milhões, com contrapartida de R$ 1 milhão da Prefeitura, está sendo preparado para o segundo semestre, para levar asfalto a 80 bairros.
Jefferson Rodrigues informou sobre a realização de um trabalho abrangente na área rural, contemplando estradas de passagem de caminhões de leite e demais produtos agropecuários. Os serviços continuam principalmente com a interrupção das chuvas. A dragagem do Rio Paraibuna é outra medida assegurada, evitando novos alagamentos no bairro Industrial.
Diversos vareadores se referiram aos problemas enfrentados no Caiçaras. Roberto Cupolillo (PT) citou a falta de asfalto como um deles e José Sóter de Figueirôa (PMDB) alertou para a precariedade da Avenida de acesso ao bairro. Do vereador José Emanuel (PSC) veio a informação de que pelo menos duas ruas serão asfaltadas. O secretário de Obras, Márcio Bastos, também presente à audiência, esclareceu que as vias integram o itinerário dos coletivos, tratado como prioridade em função de atender a um número maior de usuários, aumentar o seu conforto e reduzir custos, com reflexos na tarifa. Mais uma melhoria para o local foi anunciada por Jefferson Rodrigues. Trata-se da continuidade das obras na Praça do Jardim Caiçaras.
O problema de uma das ruas do bairro Santa Efigênia que está cedendo e ameaçando casas foi apresentado pelo vereador Pastor Carlos (PRB). Jefferson Rodrigues tem conhecimento do fato e adiantou uma intervenção.
A necessidade de a Empav, vinculada a Secretaria de Obras, atuar em sintonia com a Cesama foi enfatizada por Antônio Martins (Tico-Tico-PP) para evitar que áreas de realização de serviços fiquem muito tempo sem asfalto.
A preocupação com a Via São Pedro que, por meio de Medida Provisória do Governo federal integra a BR-440, foi manifestada pelo vereador Flávio Cheker (PT), enquanto João do Joaninho pediu asfalto, em especial, para Rosário de Minas, Sarandira e Palmital. Já Figueirôa chamou a atenção para as áreas de ocupação no Milho Branco, reivindicando regularização e infra-estrutura.
Francisco de Assis Evangelista (Chico Evangelista-PP), por sua vez, reivindicou a ligação entre São Pedro e Monte Castelo, Corte de Pedra e Vivendas da Serra, além do Morro do Sabão e melhorias para o pista de caminhada do Rio Paraibuna. |