Publicada em: 24/09/2007 - 230 visualizações

Novy quer instalação do programa de computador para cegos na PJF

Novy quer instalação do programa de computador para cegos na PJF (24/09/2007 00:00:00)
 

Novy quer instalação do programa de computador para cegos na PJF

       A instalação do programa de computador DOSVOX pela Prefeitura de Juiz de Fora é proposta em projeto de lei do vereador Eduardo Novy, em tramitação na Câmara Municipal. Esta é mais uma medida de inclusão social, pois possibilita aos funcionários cegos acesso à rede de computadores do município.
        O sistema operacional DOSVOX permite que cegos usem o microcomputador para desenvolver atividades que permitem independência no trabalho. A comunicação com o usuário se dá através de síntese de voz em português e outros idiomas, se assim o desejar.
        A comunicação com a máquina leva em conta as especificidades das pessoas. O sistema não se baseia apenas na leitura da tela. É estabelecido um diálogo por meio de interfaces adaptativas, que facilitam a operação pelo usuário.
       O fato de boa parte das mensagens sonoras serem emitidas em voz humana gravada, garantem tranqüilidade no uso, mesmo que prolongado, com baixo nível de estresse.
       A implantação do projeto é considerada um grande avanço por Novy. Ele informa que o DOSVOX é disponibilizado gratuitamente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o que significa a instalação sem gastos. A Câmara Municipal já disponibiliza o sistema para uso do público através de um dos micros, da Internet Popular, instalados no saguão do Palácio Barbosa Lima.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade