Publicada em: 20/11/2007 - 271 visualizações

População comemora nova sede para UBS em Câmara Itinerante do Santa Cândida/São Sebastião

População comemora nova sede para UBS em Câmara Itinerante do Santa Cândida/São Sebastião (20/11/2007 00:00:00)
 

População comemora nova sede para UBS em Câmara Itinerante do Santa Cândida/São Sebastião

       A comunidade lotou o plenário improvisado no pátio da Escola Municipal Santa Cândida, onde aconteceu a 73ª edição da Câmara Itinerante. A audiência pública atendeu também aos moradores de São Benedito, São Sebastião e Vila Alpina. Na pauta das discussões a principal reivindicação era por uma sede própria para Unidade Básica de Saúde de Santa Cândida/São Sebastião, uma antiga luta dos moradores. Respondendo às reivindicações, a comunidade conheceu o projeto arquitetônico da nova Unidade Básica de Saúde que será construída na rua Jorge Raimundo.
       Em 2005, quando então ocupava a secretaria de Governo e Articulação Institucional, Maria Aparecida Soares (Nininha), relatou ter testemunhado várias reuniões de Vicentão, do presidente da SPM de Santa Cândida, Genésio da Silva, e integrantes do Conselho de Saúde que reivindicaram a construção ao prefeito Alberto Bejani. Durante a audiência pública desta segunda-feira, Nininha, então como secretária de Saúde, anunciou a construção para 2008, conforme determinação do prefeito.
       A obra é aguardada há mais de 20 anos, mas só deslanchou nos últimos dois. Foi um trabalho de várias etapas, disse o presidente da Câmara, referindo-se aos contatos com os proprietários dos terrenos, ao acordo para a venda de um deles e a desapropriação de outro, seguido da elaboração do projeto arquitetônico. Ele também propôs a denominação da unidade de Manoel Mariano, em homenagem ao líder comunitário “que muito lutou por esta conquista”.
       Todos reconheceram o emprenho do presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), pela concretização da obra. Representantes do bairro, conselheiros de saúde e vereadores se manifestaram à respeito.
       O vice-presidente da SPM de Santa Cândida, José Mateus Filipino, contou a história da formação do então Grupo de Amigos do Santa Cândida, atual SPM. “O bairro não tinha escola, água encanada e energia elétrica nem calçamento, passávamos por muitas dificuldades. Os políticos só chegavam aqui em época de eleição. Foi então que o Vicentão se mudou para cá. Ele nos ajudou a lutar e continua até hoje. Conseguimos elegê-lo presidente da SPM e ele ficou por três mandatos e restaurou a nossa comunidade. Ele trouxe o asfalto, fez esta escola, e conseguiu tudo com muito trabalho e reuniões. Até hoje ele nos ajuda, e não é à toa que sempre foi o vereador mais votado nesta região. Quanto à questão do novo prédio da UBS, tenho a certeza que o Vicentão não vai deixar passar em branco”, testemunhou.
       A coordenadora da Pastoral da Criança no bairro, Luíza Franklin, falou sobre os trabalhos desenvolvidos e comemorou a notícia da construção da nova UBS. “Quero declarar meu total apoio ao Vicentão. Agradeço à ele que intermediu e lutou muito pela aquisição do terreno onde será construída a nossa UBS. O povo tem que andar à pé até o bairro São Sebastião para conseguir atendimento médico. O Vicentão fez a nossa comunidade se unir cada vez mais e por isso conseguimos essa vitória”, afirmou.
       Sônia Regina Cardoso, presidente do Conselho Local de Saúde, falou diretamente a Vicentão. “Acho que tenho que ser beliscada para ver se é verdade essa notícia. Sou testemunha do esforço do Vicentão pela construção desta UBS. Participei de várias reuniões onde ele estava presente. E vi quando conseguiu intermediar junto ao antigo dono do terreno que concordou em ceder o espaço. Não nos espantamos com qualquer notícia contrária que possa chegar a respeito da construção da nossa UBS, pois sabemos que o Vicentão está ao nosso lado”, declarou.
       A médica de família que atende a região, Cláudia Abin Nassen, deu testemunho da luta de Vicentão junto com a comunidade pela construção de uma nova UBS. A atual funciona em uma casa alugada em condições muito aquém das previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Trabalho aqui há 13 anos, mas essa luta é muito mais antiga. O Vicentão tem nos ajudado muito com seu conhecimento político e sua intermediação junto ao Executivo”, declarou.
       Já a diretora da Escola Municipal Professor Irineu Guimarães, antigo EMEI do São Benedito, Jucimara de Oliveira, pediu a ampliação do espaço físico da escola. “Reivindico melhorias sempre que posso e agradeço o apoio dos vereadores que já fizeram muito por essa escola, mas estamos há bastante tempo em obras e precisamos dar mais conforto às crianças”, afirmou.
       Genésio da Silva, presidente da SPM do Santa Cândida, agradeceu Vicentão e o subsecretário de Saúde, José Geraldo de Oliveira, pelo esforço. Ele anunciou o trabalho pela ampliação das salas de aula da Escola Municipal Santa Cândida e a construção da quadra poliesportiva como as prioridades a partir de agora. Para atender à comunidade de imediato, ele informou que o salão da SPM, recentemente reformado, será cedido para atender a educação infantil do estabelecimento de ensino.
       Diversos vereadores se manifestaram citando o empenho conjunto da Câmara pela melhoria da qualidade de vida da população, reivindicando UBSs, creches, escolas, entre outras obras. Foi o caso de José Emanuel (PSC), Luiz Otávio Coelho (Pardal-PTB), Romilton Faria (DEM), Eduardo Novy (PSC) e João do Joaninho (DEM).
       “Vicentão é o vereador mais experiente da Câmara e, sem dúvida, o que mais trabalha por Santa Cândida”, disse Bruno Siqueira (PMDB). “Estamos todos unidos por Santa Cândida e bairros vizinhos”, complementou Pastor Carlos (PRB).
        “A Câmara sempre atuou na defesa dos interesses da comunidade”, disse Paulo Rogério (PCdoB). José Sóter de Figueirôa (PMDB), por sua vez, citou projetos que desenvolveu no período em que atuou como superintendente da Amac. Ele se referiu ao Bom de Bola Bom de Escola e uma creche comunitária, por exemplo.
       A secretária de Governo e Articulação Institucional, Maria Luiza de Oliveira Morares, disse conhecer o vereador Vicentão, lembrando que conviveu com ele como vereador por 12 anos. “Sei do trabalho e de sua luta pela região e também pelos quatro cantos da cidade,” disse.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade