Publicada em: 20/06/2006 - 440 visualizações

Reivindicações dos moradores de Paula Lima e Chapéu D`Uvas sensibilizam vereadores

Reivindicações dos moradores de Paula Lima e Chapéu D`Uvas sensibilizam vereadores (20/06/2006 00:00:00)
 

Reivindicações dos moradores de Paula Lima e Chapéu D`Uvas sensibilizam vereadores

       A informação de que Paula Lima e Chapéu D`Uvas ainda enfrentam graves problemas de infra-estrutura e comunicação sensibilizou os vereadores. Os moradores voltaram a ter contato direto com seus representantes na 60º Câmara Itinerante, realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção. Ao usarem a tribuna para apresentar propostas e reivindicações, as lideranças comunitárias solicitaram apoio na busca de solução de seus problemas. O evento foi o primeiro do Legislativo a contar com a presença da nova secretária de Governo e Articulação Institucional, Sueli Reis.
        Solicitações não faltaram durante a Câmara Itinerante, assim como manifestações de preocupação. O anúncio do fim do Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (SITT) pelo prefeito gerou insegurança. Apesar das críticas feitas pela população da Zona Norte, cidadãos de Paula Lima e Chapéu D`uvas admitem terem tido alguma melhoria. Os ônibus que trafegavam de quatro em quatro horas passaram a circular na metade desse tempo. Mesmo com a possibilidade de desativação do sistema, eles esperam que não haja retrocesso.
       Assim que ocupou a tribuna, o vereador Eduardo Novy (PTB) enumerou uma série de necessidades dos moradores, como patrulhamento rural, municipalização da escola de Paula Lima, retomada do Bom de Bola-Bom de Escola e construção de uma praça de esportes.
        O presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB), revelou preocupação com a ausência do tratamento de água em Chapéu D`Uvas e, de imediato, assegurou mobilização para que uma alternativa seja encontrada. “A situação não pode permanecer como está”, disse.
        A dificuldade de travessia para entrada em Paula Lima foi outro motivo de alerta. Vicentão acionou o representante da Gerência de Trânsito (Gettran), Ronaldo Toledo, presente à reunião, para encaminhamento do assunto, enquanto Isauro Calais (PMN) alertou sobre o risco de acidentes graves, sugerindo a construção de um trevo ou outra alternativa viável a ser levantada.
        Muitos dos problemas apresentados pelos líderes comunitários estão no relatório de atividades preparatórias da Câmara Itinerante, elaborado pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC). Um, em particular, sensibilizou o vereador Flávio Cheker (PT), levando-o a considerá-lo revelador da ausência de cidadania plena. O petista tomou conhecimento de que as correspondências não são entregues no bairro pelos Correios. As cartas são deixadas em uma residência, na entrada da localidade e a distribuição fica a cargo de uma idosa.
       “Trata-se de uma questão de cidadania. A Câmara deve se somar à Prefeitura para que possamos revolver isso,” afirmou Cheker. José Sóter de Figueirôa (PMDB) também reconheceu a seriedade do problema, propondo uma audiência pública. Isauro Calais se somou aos dois vereadores, defendendo envio de representação ao Governo Federal, cobrando medidas.
        Outras questões, entretanto, podem ser solucionadas de forma mais direta. José Emanuel (PMN) se referiu ao deslocamento de dois postes da rua principal de Chapéu D`Uvas, necessário para a liberação do trânsito no bairro.
        João do Joaninho (PTB) aplaudiu a Secretaria de Agropecuária “pela parceria com o homem do campo”, informando que tratores estão em Chapéu D`Uvas para preparar terra para o plantio. Enquanto isso, Dr. Waldir (PTB) anunciou o desejo de realizar uma ação solidária na região.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade