Publicada em: 20/03/2009 - 363 visualizações

Academia Mineira de Letras comemora centenário na Câmara de JF

Academia Mineira de Letras comemora centenário na Câmara de JF (20/03/2009 00:00:00)
 

Academia Mineira de Letras comemora centenário na Câmara de JF

       Expoentes máximos da literatura nacional e autoridades em todos os níveis se reuniram hoje (20/03) em Juiz de Fora para comemorar o centenário de nascimento da Academia Mineira de Letras. Murilo Badaró, presidente da entidade, o prefeito Custódio Mattos, o secretário de Estado da Saúde, Marcus Pestana, o diretor da Codemig, Marcello Siqueira, o diretor-presidente da Cemig, Djalma Moraes, e os deputados federal Bonifácio Andrada e estadual Lafayette Andrada foram algumas das presenças ilustres. Itamar Franco, presidente da República entre 1992 e 1994, presidiu a solenidade aberta pelo presidente da Câmara, Bruno Siqueira (PMDB).
        A escolha da cidade para a sessão solene inaugural se deu em função de o Palácio Barbosa Lima ter sido o local de fundação da entidade em 25 de dezembro de 1909. O funcionamento permaneceu no município até janeiro de 1915, consolidando seu pioneirismo na cultura.
        Em entrevista coletiva, concedida na Sala Waldir Mazzócoli, Murilo Badaró citou outras razões que motivaram a escolha. Juiz de Fora é o único município mineiro que possui uma lei de incentivo à cultura. E produziu intelectuais como Rubem Fonseca, Pedro Nava, Raquel Jardim, Murilo Mendes.
        O fato de aqui ter nascido o ex-presidente Itamar Franco também foi enfatizado por ele. Itamar foi citado como Benfeitor da Academia por ter contribuído para a construção de um Anexo e sempre ter apoiado a entidade. Bruno Siqueira e Custódio Mattos também foram destacados pelo respaldo às comemorações do centenário.
        O evento foi iniciado com a execução do Hino Nacional - por Amanda Martins, na Flauta, e por Daniel Lovise, no violão – e do Hino de Juiz de Fora. Em seguida, Murilo Badaró, o acadêmico Almir de Oliveira, o representante da Academia Brasileira de Letras, Luís Paulo Horta, e Itamar Franco fizeram pronunciamentos.
       A noite ainda reservou espaço para a exposição “Pioneiros da Academia” com 16 painéis de fotos, trechos de poemas, textos dos doze idealizadores da instituição e outros juizforanos acadêmicos. A mostra, aberta ao som do Quarteto de Cordas Pró-Música, permanece no saguão da Câmara até o dia 27. As atividades foram organizadas pela Câmara, Prefeitura, através da Funalfa, e pela Academia Mineira.
       Entre os presentes, além de acadêmicos, Antônio Dutra, superintendente da Funalfa; Aristóteles Faria, diretor do Demlurb; Douglas Fazolatto, superintendente da Fundação Mariano Procópio.
       Também participaram da solenidade os vereadores Chico Evangelista (PP), Flávio Cheker (PT), José Laerte (PSDB), José Sóter de Figueirôa (PMDB), Julio Gasparette (PMDB), Dr. José Tarcísio (PTC), Dr. Luiz Carlos (PTC), Noraldino Jr. (PSC), Rodrigo Mattos (PSDB), Wanderson Castelar (PT).
        Ainda estão previstos, durante o ano, o lançamento do selo oficial, seminários nas denominadas ilhas culturais do estado, como Juiz de Fora, e entrega de Medalhas pela Academia. O governador Aécio Neves encerrará as festividades em 21 de dezembro.

Arquivo de notícias >>>

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade