Publicada em: 19/10/2007 - 197 visualizações

Rose França propõe Programa de Assistência aos alunos de escolas públicas de Juiz de Fora

Rose França propõe Programa de Assistência aos alunos de escolas públicas de Juiz de Fora (19/10/2007 00:00:00)
 

Rose França propõe Programa de Assistência aos alunos de escolas públicas de Juiz de Fora

       “A educação é um dever assegurado na Constituição. Isso é um fato!”. A frase é da vereadora Rose França (PSC) em defesa do projeto, de sua autoria, que prevê o Programa de Assistência Pedagógica aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública com problemas de aprendizagem demonstrada na relação entre a sua idade e a série que cursam.
       
       De acordo com a matéria, o Programa deverá se desenvolver em dois níveis: o primeiro corresponde às séries iniciais, com o objetivo de alfabetizar os que não possuam o domínio da leitura e de acelerar os estudos dos que já dominam a leitura e a escrita. O segundo nível é destinado aos alunos das séries finais, de 5ª a 7ª séries, com o objetivo de acelerar seus estudos em até dois anos.
       
       No desenvolvimento do Programa deverá ser aplicado material didático específico, constituído por módulos, destinado aos professores e aos alunos, adequado de acordo com o diagnóstico da turma e respeitado o ritmo de aprendizagem dos estudantes. O desempenho e a freqüência dos alunos deverão ser objetos de acompanhamento por meio de relatórios objetivos individuais, para análise do desenvolvimento global do aluno e indicação da série que está apto a cursar.
       
       A legisladora defende que é partindo da alfabetização que qualquer cidadão amplia o seu horizonte de conhecimentos e se habilita a melhores condições de vida. Para ela, a intervenção pedagógica vem ocorrendo na assistência às pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem. “Diante do baixo desempenho acadêmico, alunos são encaminhados pelas escolas que freqüentam, com o objetivo de elucidar a causa de suas dificuldades. A questão fica, desde o princípio, centrada em quem não aprende. Estamos aqui falando de um dos pilares, mais frágeis, do desenvolvimento humano, a educação”, disse Rose que aguarda votação da matéria em plenário.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade