|
Região do bairro São Pedro recebe Câmara Itinerante A 78ª edição do Projeto Câmara Itinerante chega à região do bairro São Pedro. O encontro aconteceu na Creche Comunitária Leyla Mello Fávero. Participaram, além de São Pedro, as comunidades de Jardim Universitário, Portal da Torre, Santana, Santos Dumont e Tupã.
Logo após a execução dos Hinos de Nacional e de Juiz de Fora, a palavra foi franqueada a comunidade. Na tribuna livre, pedidos de obras de infra-estrutura para os bairros.
João Paulo Cândido, do São Pedro, disse que os moradores estão sofrendo muito com a falta de transporte no bairro. “A gente não tem como ir trabalhar com tranqüilidade. Os carros chegam e vão sempre muito lotados. Precisamos, com urgência de mais horários nas linhas que servem ao nosso bairro”, disse.
Jocélia Aparecida, representante do Conselho Comunitário de Segurança Pública, pediu que os vereadores intercedessem, junto a Prefeitura, na colocação do asfalto em algumas ruas e na construção de uma Unidade Básica de Saúde. Ela solicitou, também, mais segurança na região. “Estamos com medo de sair à noite. As ruas estão desertas e escuras e há muito mato”, disse.
Geraldo José, da Associação de Moradores do Nossa Senhora de Fátima, pediu que a administração púbica viabilizasse a construção de uma policlínica na região. A mesma solicitação foi do senhor Ivo Toledo, da SPM do bairro Santana. Além da Unidade, ele pediu ainda a limpeza do córrego São Pedro, a retomada da construção da Via São Pedro e reclamou das altas taxas de esgoto e água. “Não temos água e nem esgoto de qualidade aqui, não é justo pagarmos por um serviço que não nos é oferecido”, disse.
Manoel Brandão do Nascimento, do Conselho Local de Saúde, pediu melhorias no atendimento da UBS da região e pediu capina das ruas e providência sobre terrenos baldios. “A população fica insegura com tanto mato e lixo. Há riscos de pegarmos doenças por causa da proliferação de animais”, informou.
Edna Aparecida Rodrigues, também do Conselho Local de Saúde do bairro São Pedro, pediu a coleta regular do lixo e a construção de mais duas UBSs na região. “A única que nós temos não tem mais condições de atender a demanda, que é muito grande”, justificou. A mesma solicitação foi da colega de Conselho, Betina koyor. Ela pediu “urgência” na construção de uma policlínica para os bairros da Cidade Alta. “A nossa gente não está tendo nem como ficar doente. Falta atendimento”, desabafou.
O representante dos bairros Tupã e Itatiaia, Vicente de Paula, pediu providências para o córrego que corta a região, mais horários na linha de ônibus que serve a região, limpeza das bocas-de-lobo e regularização na coleta do lixo. “Tem acontecido muitas enchentes aqui. Precisamos canalizar esse córrego com urgência”, disse.
A delegada de Mulher, Sônia Parma, explicou a comunidade sobre o novo modelo de segurança pública proposta para a região. Esse novo modelo, segundo ela, irá aproximar ainda mais a população da Polícia Militar, através de uma parceria entre a comunidade e corporação. “Estamos propondo, também, a criação de um Conselho Tutelar na região”, afirmou a delegada. |