Publicada em: 17/10/2005 - 451 visualizações

Câmara ajuda na inclusão dos portadores de deficiência às escolas

Câmara ajuda na inclusão dos portadores de deficiência às escolas (17/10/2005 00:00:00)
 

Câmara ajuda na inclusão dos portadores de deficiência às escolas

       A equipe do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal retornou hoje (17/10) à Escola Municipal Tereza Falci, de Santa Lúcia. Foi dada continuidade ao trabalho visando o aumento do entrosamento das crianças com os portadores de deficiência, dentro do projeto de inclusão social desenvolvido pelo Legislativo.
        A turma de quarta-série, da professora Luciana Melo, pôde vivenciar o dia-a-dia de um deficiente visual, um deficiente auditivo e de portadores de paralisia cerebral através de dinâmicas individuais e em grupo. A coordenação ficou sob a responsabilidade do pedagogo Fludualdo Talis de Paula, acompanhado do funcionário Ely Manoel.
        Fludualdo falou sobre as diferenças, a importância da solidariedade, mostrou as dificuldades enfrentadas e como as crianças podem ajudar. A receptividade foi a melhor possível. Toda a turma quis participar das atividades.
        Os alunos sentiram-se inseguros ao terem os olhos vendados para saber como é caminhar sem visão, mas perceberam que, através do movimento do corpo de seus acompanhantes, essa tarefa é facilitada.
        Através de uma brincadeira, que consistia na retirada de vários materiais de um saco, foram apresentados diversos objetos usados por pessoas cegas, como livro em braile e caderno com entrelinhas maiores para pessoas com baixa visão. A leitura labial foi feita com as crianças identificando músicas infantis e folclóricas, e as dificuldades enfrentadas pelos portadores de paralisa cerebral, com a tentativa de abotoar e desabotoar uma blusa com o uso de luvas.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade