Publicada em: 17/07/2008 - 177 visualizações

Movimento tenta salvar Cine Palace

Movimento tenta salvar Cine Palace (17/07/2008 00:00:00)
 

Movimento tenta salvar Cine Palace

        O proprietário do Cine Palace, Adhemar Oliveira, alerta. Nas condições atuais não é economicamente viável manter o espaço, apesar do desejo de fazê-lo. O impasse levou o vereador Flávio Cheker (PT) a convocar uma reunião, com representantes dos setores culturais e alguns empresariais, em busca de uma alternativa. A possibilidade de uma Associação ser criada foi uma das propostas levantadas. A idéia partiria de uma meta para o espaço e definições de um gestor geral e de gestores financeiro e de programação.
       
        Ademar Oliveira esclareceu que a proposta feita em janeiro pela Prefeitura, durante Audiência Pública realizada a pedido de Cheker, não foi concretizada. O Poder Público admitiu a possibilidade que arcar com o aluguel, então de R$ 10 mil. Desde essa época, o empresário vem acumulando prejuízos. A informação levou Flávio Cheker a recomendar um novo contato com o superintendente da Funalfa e secretário de Turismo, esclarecendo que novos titulares foram conduzidos a essas pastas.
       
        Os participantes da reunião mostraram-se dispostos a participar de um projeto para salvação do Palace, apontado como um cinema alternativo. Vandir Domingos, da CDL; Hugo Borges, da Unimed; e José Alberto Pinho Neves, Pró-Reitor de Cultura da UFJF foram favoráveis a uma iniciativa. Pinho Neves, inclusive, colocou à disposição um modelo de estatuto para que a Associação seja criada.
       
        Também participaram do encontro Nilson Alvarenga e Marcela Casarin, do Luzes da Cidade; Marcos Pimentel, cineasta; Patrícia Almeida, Trajano Amaral, Aleques Eiterer, produtores culturais, além de Ercília Maria Brasil, como cidadã.
       
       
       Lei de Cheker premia defensores do patrimônio cultural
       
        A Funalfa anuncia a entrega do prêmio “Amigo do Patrimônio”, no Anfiteatro João Carriço, em 15 de agosto. O prêmio, criado através da lei 11.111 de autoria do vereador Flávio Cheker (PT), estimula a preservação de bens culturais tombados pelo município. O vereador comemora a terceira edição do Amigo do Patrimônio.
       
        Podem ser premiadas pessoas físicas e jurídicas que tenham praticado ações para a conservação, a defesa ou para a divulgação do patrimônio, além de iniciativas que visem difundir conceitos que auxiliem a compreensão, pela comunidade, do que é patrimônio cultural.
       
        A comissão julgadora pode ser composta por membros do Conselho Municipal de Preservação Cultural, assim como pessoas da área da cultura.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade