|
Câmara homenageia empresário com Título de Cidadania
Por iniciativa do vereador Eduardo Novy (PTB), será realizada solenidade de entrega do título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora ao empresário João Miguel Mansur. A cerimónia acontece dia 17 de maio, quinta-feira, às 19h30, no Plenário do Francisco Afonso Pinheiro.
Mineiro de Chácara, João Miguel Mansur passou os tempos difíceis de sua infância e de sua adolescência buscando alternativas para sobreviver. A família era muito humilde e lutava com dificuldade. Seu pai, João Mansur, não tinha condições de mantê-lo estudando, por isso, resolveu ensiná-lo sobre noções sobre mecânica, a dirigir, e a ser um bom comerciante. Com apenas 16 anos, compra, junto com o pai, uma Jardineira, para transporte de passageiros entre Juiz de Fora e Chácara, dando início à primeira linha da empresa Unida Mansur e Filhos Ltda.
A concorrência fez o empresário explorar novos caminhos. Com a venda da velha Jardineira, a família compra um ônibus mais moderno, passando a fazer, inicialmente, a linha Lagoa Dourada – Barbacena e posteriormente Carandaí – Barbacena. Mas os baixos preços das tarifas do transporte ferroviário acabaram prejudicando os negócios, levando a empresa Unida tentar uma nova rota, entre as cidades de Nova Friburgo e Além Paraíba. Na primeira viagem, o veículo quebra, pegando o pequeno empresário de surpresa, que não tinha recursos para os reparos necessários.
Carro concertado, João Miguel resolve explorar um novo roteiro, Rio Novo – Juiz de Fora. Novamente o transporte ferroviário bate de frente com o sonho da família Mansur, que não se abateu. Fixando um preço inferior ao do bilhete, distribuindo panfletos pela cidade e saindo 15 minutos antes do trem, João Mansur e seus filhos conseguem reverter a situação. Com a compra de mais ônibus, novas rotas foram surgindo e as perspectivas de bons negócios aumentando.
Vem a Segunda Guerra Mundial e com ela o racionamento de combustível. Novos tempos difíceis se aproximariam, não fossem pelo crédito que empresários e políticos depositaram na empresa Unida. A expansão era evidente. Após o período pós-guerra, no ano de 1949, a Unida Mansur e Filhos é oficialmente criada, marcando de vez uma página na história do transporte rodoviário brasileiro.
Hoje a empresa se orgulha de operar no transporte de passageiros e cargas, integrando cidades da Zona da Mata mineira e ligando-as a Belo Horizonte e Rio de Janeiro. São mais de 300 empregos diretos, mais de 200 mil passageiros por mês, um sucesso renovado a cada ano e traduzido em respeito ao ser humano.
|