Publicada em: 16/01/2007 - 219 visualizações

Maternidades de Juiz de Fora vão aplicar o teste do olhinho

Maternidades de Juiz de Fora vão aplicar o teste do olhinho (16/01/2007 00:00:00)
 

Maternidades de Juiz de Fora vão aplicar o teste do olhinho

       “A cidade só tem a ganhar com a aprovação do projeto. Vamos nos antecipar a várias doenças que poderiam causar sérios transtornos à saúde das crianças e ampliar o acesso ao atendimento preventivo no SUS”. Com essas palavras, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Oliveira, Vicentão (PTB), comemorou a aprovação do projeto de lei de sua autoria, obrigando a realização do teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho, nos recém-nascidos em hospitais e maternidades de Juiz de Fora.
       “Esse teste soma-se a outros já obrigatórios na cidade, como os da orelhinha e do pezinho, único programa de prevenção e atenção à saúde infantil, que tem abrangência nacional, financiado com recursos federais, é o teste do pezinho”, lembra o presidente.
       O teste deve ser aplicado gratuitamente, nas primeiras horas de vida do bebê, ainda na sala de parto ou berçário, antes que a criança receba alta hospitalar. O exame é realizado por profissional da área devidamente treinado, com a ajuda de aparelho que emite luz avermelhada sobre os olhos do bebê. Se as principais estruturas dos olhos estiverem sadias, emitem reflexo na mesma cor, ou alaranjado, caso contrário, o bebê deve ser encaminhado, imediatamente, para assistência especializada.
       Entre os problemas detectados pelo teste estão: catarata e glaucoma congênitos, além de retinoblastoma, tumor intra-ocular que pode ser fatal.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade