Publicada em: 15/12/2008 - 248 visualizações

Moacyr Toledo recebe Título de Cidadão Benemérito na Câmara

Moacyr Toledo recebe Título de Cidadão Benemérito na Câmara (15/12/2008 00:00:00)
 

Moacyr Toledo recebe Título de Cidadão Benemérito na Câmara

       O ex-jogador de futebol Moacyr Toledo recebe Titulo de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora na Câmara. A solenidade acontece no dia 16 de dezembro, terça-feira, às 19:30, no plenário do Legislativo. A homenagem foi proposta pelo vereador Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal – PTB) que afirma ser o agraciado “um dos melhores jogadores que a cidade já teve. Mais de cem títulos conquistados pelo Tupi Futebol Clube, o nosso Carijó, e muitos anos dedicados ao futebol arte”.
       
       Até hoje a paixão nacional bate forte no coração de Moacyr Toledo, o “Toledinho” que nos seus 76 anos de vida lembra com saudades da época em que jogava no Clube juizforano.
       
       Esse mineiro de Juiz de Fora iniciou a sua carreira de forma despreocupada, integrando o quadro juvenil do clube em 1950. A ascensão foi rápida, se tornando um dos maiores craques do cenário esportivo nacional.
       
       O talento desse “menino” veio de seu pai, Carlos Toledo, torcedor apaixonado do Tupi e freqüentador assíduo do Estádio Salles Oliveira. Toledinho relembra, emocionado, os tempos de garoto, quando percorria o gramado do Estádio. “A maior alegria que eu dei a meu pai, foi quando comuniquei a ele que jogaria no Tupi. Daí pra frente só tive incentivos de sua parte”.
       
       Entusiasmo, fibra, dedicação, classe e categoria foram os ingredientes da fórmula certa, que classificaram Moacyr Toledo como jogador padrão. Na época, ele atuava como ponta esquerda do quadro, tempo em que o carijó atingiu o seu auge, sendo inclusive, considerado o “Fantasma do Mineirão”. Com uma forte retranca, o Tupi não deixava os adversários atuarem no seu campo de ataque, criando fama no país de ser um time com excelente desenvolvimento. Tanto, que em 1966, a seleção brasileira o escolheu como adversário para treinar. Nessa época, Moacyr e Pelé travavam grandes disputas pela posse da bola.
       
       Dono de um futebol vivo e atraente, Toledo foi cobiçado por várias equipes de renome como o Flamengo e o Botafogo, do Rio, e o Cruzeiro de Minas. No âmbito internacional, chegou a receber proposta para atuar na Venezuela.
       
       Ao encerrar a sua carreira como jogador profissional, Moacyr Toledo continuou emprestando o seu talento ao esporte. Assumiu a direção técnica dos quadros inferiores do Clube, criou a Escolinha do Tupi, foi técnico do time Juvenil e Júnior, conquistando diversos campeonatos. Um ponto marcante na carreira de Toledo, é ter treinado nomes que já foram até cogitados para atuarem na Seleção Brasileira como é o caso de Andrade, ex-jogador do Flamengo, que teve seu início no clube carijó. “Sei que a vida de jogador é muito íntegra, tenho até pena, mas considero que ganhei mais do que perdi em termos de experiência de vida. É uma escola aqui dentro e, por isso, não desaprovo”, comentou Toledo.

Arquivo de notícias >>>

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade