Publicada em: 13/09/2007 - 254 visualizações

Pacientes com anemia falciforme têm transporte urbano gratuito

Pacientes com anemia falciforme têm transporte urbano gratuito (13/09/2007 00:00:00)
 

Pacientes com anemia falciforme têm transporte urbano gratuito

       “O que pudermos, faremos para minorar o sofrimento dessas pessoas”, afirmam os vereadores Isauro Calais (PMN), Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PTB) e Flávio Cheker (PT) ao se pronunciarem sobre a sanção da lei que elaboraram assegurando vales-transportes para os portadores de anemia falciforme. A lei, que recebeu o número 11.425, entra em vigor em 30 dias.
        A presidente da Associação de Portadores de Anemia Falciforme e do Traço Falcêmico de Juiz de Fora e Região, Maria da Penha Correa Silva, comemora a publicação da lei, adiantando que aproximadamente 200 pessoas, todas carentes, serão beneficiadas. Ela esclareceu que muitos pacientes têm dificuldade de acesso ao tratamento por não poder arcar com as passagens e que alguns, com úlcera na perna, ainda enfrentam empecilhos para locomoção. Diante de tantos obstáculos, Penha considerou decisiva a participação da Câmara no atendimento da reivindicação, dizendo que os vereadores foram sensíveis.
       A anemia falciforme é uma doença degenerativa, hereditária, que atinge a população afrodescendente e, com a miscigenação, outras etnias. Os glóbulos vermelhos, células arredondadas e elásticas, nos portadores da doença têm a forma de meia lua ou foice, de onde foi tirada a denominação. Por serem mais rígidas, essas células dificultam a circulação. Dor em ossos, músculos e juntas, associada ou não a infecções; palidez, cansaço, úlceras nas pernas são características da doença. Nas crianças, pode haver inchaço nas mãos e pés.
        O benefício será concedido, através da Secretaria de Saúde, Saneamento e Desenvolvimento Ambiental. O órgão foi autorizado a conceder mensalmente vale-transporte de ida e volta aos pacientes e, quando necessário, aos acompanhantes para consultas regulares e de urgência no Hemominas. Os vales serão concedidos conforme agendamentos feitos pelo Hemocentro.
        A concessão será totalmente fiscalizada. A cada dois meses a Associação de Portadores de Anemia Falciforme e do Traço Falcêmico prestará contas à Secretaria de Saúde através da apresentação de atestados médicos sobre as condições de saúde dos usuários e a necessidade do seu acompanhamento, além da relação dos beneficiários com seus endereços. A falta de prestação de contas acarretará na imediata suspensão dos vales.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade