Cidade ganha programa de sanidade animal Já está nas Comissões Técnicas da Câmara o projeto de lei de autoria do vereador Eduardo Novy (PTB), instituindo em Juiz de Fora o programa de sanidade animal. A proposta foi assinada por mais 11 vereadores, e aprovada por unanimidade em plenário.
Entre as atividades estabelecidas pelo projeto está o fornecimento, pela Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento de assistência técnica aos produtores rurais e a realização de treinamento para formação de vacinadores. Os exercícios de habilitação serão ministrados por técnicos agrícolas e veterinários da SMAA.
Caberá também à Secretaria disponibilizar mensalmente, aos produtores rurais, um catálogo constando o preço de medicamentos, vacinas e insumos agropecuários mais utilizados pelos produtores, nas diferentes lojas que comercialização de produtos veterinários e agrícolas no município.
Os produtores também terão o direito a receber todas as orientações e condições necessárias para a realização de exames laboratoriais, principalmente de brucelose, nos rebanhos leiteiros do município. A brucelose é uma doença infecciosa causada por bactérias do gênero Brucella. Ela é muito comum em bovinos, caprinos e suínos e pode ser transmitida ao homem. Os sintomas são febre, anemia, nevralgias, dores articulares e suores. A doença também é conhecida como febre de Malta, do Mediterrâneo e ondulante, explica o vereador, que também é médico veterinário.
De acordo com o texto da proposta, a SMAA fica autorizada a estabelecer convênios com entidades ligadas ao setor, para a obtenção de verbas que viabilizem a instalação do programa.
|