Publicada em: 01/09/2009 - 244 visualizações

Ausência de 3G em JF motiva apelo à população

Ausência de 3G em JF motiva apelo à população (01/09/2009 00:00:00)
  • Ausência de 3G em JF motiva apelo à população        O vereador Bruno Siqueira (PMDB) fez um apelo à população de Juiz de Fora para que escreva cartas à imprensa, recorra ao Procon e ao Serviço de Defesa do Consumidor do Legislativo (Sedecon) para que as...
 

Ausência de 3G em JF motiva apelo à população

       O vereador Bruno Siqueira (PMDB) fez um apelo à população de Juiz de Fora para que escreva cartas à imprensa, recorra ao Procon e ao Serviço de Defesa do Consumidor do Legislativo (Sedecon) para que as operadoras de telefonia de celular não continuem a causar prejuízos a população por não disponibilizarem à tecnologia 3G no município. O presidente do Legislativo afirmou que é um descaso o que está sendo feito. Ele disse que operadoras querem o lucro e não o risco de colocar a tecnologia em uma cidade como Juiz de Fora, tendo em vista que municípios de menor porte possuem o serviço. “Recentemente, uma operadora abriu o sinal de 3G sem instalação de antena e, por determinação Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel), ele foi fechado porque outras operadoras ordenaram que não fosse mantido”, disse Bruno.
        O vereador destacou que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, é a favor da instalação do serviço e acenou com a possibilidade de agendar vinda a cidade para o lançamento. Vários cidadãos procuram os vereadores questionando porque as operadoras não instalaram aqui o 3G. Segundo Bruno, as operadoras atribuem a responsabilidade pela ausência do serviço ao Legislativo e ao Executivo. “Em nosso entendimento a culpa é das operadoras e da Anatel, que não está regulando os serviços adequadamente. Estamos ainda acompanhando que, desde 2007, as operadoras usam argumentos para não ampliarem o sistema de telefonia de celular de forma racional e preservando a saúde pública, sem a proliferação desordenada de antenas. Estamos acompanhando também o caso Expominas, em que sabemos que antenas poderiam estar lá disponibilizadas, mas eles não o fazem”, lamentou.
        A Câmara Municipal tem uma lei sobre a telefonia de celular. Por decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais a lei municipal foi revogada. Foi feito um embargo declaratório e o resultado determinou que competência para iniciar o processo era do Executivo. A Comissão constituída para tratar do caso das antenas de telefonia de celular produziu um relatório. Mas não há mais justificativas plausíveis para a falta de instalação do 3G em Juiz de Fora, destacou o presidente do Legislativo.

Arquivo de notícias >>>

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade