Publicada em: 27/07/2026 - 92 visualizações
Os participantes do projeto Câmara Sênior escolheram o tema que vai nortear os trabalhos do biênio e elegeram a Mesa Diretora responsável por conduzir as atividades pelos próximos meses. Foram eleitos Maurício Nunes da Rocha como presidente, Luiz Fernando Sirimarco (Dida) como vice-presidente, Mariza Dias como primeira-secretária e Maria Aparecida Gonçalves (Cidinha) como segunda-secretária.
Neste biênio, os integrantes vão debater o tema "Cidade e Acessibilidade", com foco nos subtemas calçadas seguras, transporte público acessível, mobilidade urbana, moradia digna, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e fiscalização, além de ambientes inclusivos. O objetivo é identificar os principais desafios enfrentados pela população idosa e propor soluções que também beneficiem pessoas com deficiência, gestantes e toda a população.
Pelo terceiro mandato consecutivo, Maurício Nunes da Rocha assume a presidência do Câmara Sênior. Para ele, o aumento da expectativa de vida precisa estar acompanhado de melhorias efetivas na qualidade de vida, e discutir acessibilidade é essencial porque o tema impacta não apenas as pessoas idosas, mas cidadãos de todas as idades. Ao longo do mandato, o grupo pretende convidar especialistas para contribuir com os debates e qualificar as propostas elaboradas.
De acordo com o coordenador do projeto, Alexandre Ank, a divisão do tema em subtemas permitirá aprofundar as discussões e construir propostas mais consistentes para a cidade. Segundo ele, o objetivo é compreender as principais necessidades da população, avaliar se a legislação existente atende à realidade, verificar como ela vem sendo aplicada e fiscalizada pelo Poder Legislativo e, ao final do processo, encaminhar as sugestões construídas pelo Câmara Sênior às Comissões Temáticas e aos vereadores da Casa.
Durante o encontro também foi apresentado o calendário de atividades do projeto. As Reuniões Ordinárias acontecerão sempre na última segunda-feira de cada mês.
Outra novidade desta edição é a ampliação da participação de entidades da sociedade civil. Além do Rotary Club de Juiz de Fora - São Mateus, do Centro de Convivência da Pessoa Idosa e da Associação dos Aposentados, passam a integrar o Câmara Sênior a Associação dos Servidores Públicos de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora (AMETA) e o Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac, instituição de longa permanência para idosos que atua há mais de 50 anos no município.
Maria Aparecida Gonçalves Oliveira
Maria da Graça Barbara da Guarda
Paulo Cesar Assis da Silva
Angela Maria Ventura dos Reis
Venina da Conceição do Couto
Leni Aparecida
Estela Almeida de Oliveira
Luiz Fernando Sirimarco
Maria Amélia de Paulo
Zildete de Oliveira Furtado
Joaquim Lourenço dos Reis
Carolina Stela Matos Mendes
Mariza Dias
Mariléia de Souza Dutra
Roberval da Silva Dias
Paulo José Santana
Maria da Glória Ferreira Gonçalves
Maria Aparecida Gonçalves
Lúcia Helena Matos Coelho
Maria José Antunes
Suplentes
Elizabeth Prata Feitosa
Robson Cândido da Silva
Aparecida Rocha Bastos
Erilda Marta Montesano
Anezia da Silva
Entidades participantes
Rotary Club de Juiz de Fora São Mateus
Centro de Convivência da Pessoa Idosa
Associação dos Aposentados
Associação dos Servidores Públicos de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora (AMETA)
Lar de Idosos Santa Luiza de Marillac
Assessoria de Imprensa: 3313-4700 (ramal: 4734)
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Horário de funcionamento : de segunda a sexta, das 7h às 19h
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade