Publicada em: 26/06/2026 - 31 visualizações
Juiz de Fora tem, agora, atendimento prioritário para mulheres em situação de violência. Foi sancionada a lei que garante a prioridade de atendimento nas unidades de saúde do município. A norma prevê que as vítimas recebam também apoio psicológico tanto em unidades públicas quanto nas privadas conveniadas ao SUS. A proposta é do vereador Dr. Marcelo Condé (AVANTE).
A medida estabelece que sejam seguidos os protocolos de urgência e emergência. As vítimas terão garantidos a privacidade, sigilo e ambientes apropriados para acolhimento, além de orientações sobre os direitos legais e os canais de denúncia e proteção disponíveis. O atendimento deverá ser acolhedor e humanizado, assegurando escuta qualificada, registro da situação de violência nos prontuários e notificação às autoridades competentes. Caberá ao responsável pelo atendimento encaminhar a paciente para a rede de assistência social e segurança pública, caso haja necessidade. Os estabelecimentos de saúde poderão afixar cartazes informativos em locais de fácil visualização. Deverão informar ainda os contatos da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A lei prevê, também, que sejam realizadas ações de capacitação e sensibilização de profissionais da saúde – com foco no acolhimento qualificado dessas mulheres – promovidas pelo Poder Executivo. Leia a íntegra da Lei nº 15.429/2026. Assessoria de Imprensa: 3313-4734
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Horário de funcionamento : de segunda a sexta, das 7h às 19h
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade