Publicada em: 25/06/2026 - 22 visualizações

Inclusão - Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência discute políticas públicas

Inclusão - Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência discute políticas públicas (25/06/2026 00:00:00)
  • Encontro promovido pela comissão marcou a entrega de camisas da campanha Vestindo a Inclusão
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal promoveu, na quinta-feira, 25, um encontro com pessoas com deficiência para a entrega das camisas da campanha Vestindo a Inclusão – Inclusão é direito, respeito é dever. A atividade foi realizada no Salão Nobre da Câmara e reuniu representantes de entidades, participantes de programas voltados à inclusão e membros da sociedade civil.

O encontro foi conduzido pelo presidente da comissão, vereador Fiote (PDT), e contou com a participação de representantes do Instituto Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (IMEPP) e da Associação dos Cegos de Juiz de Fora.

Fiote destacou que a campanha surgiu a partir de demandas apresentadas em reuniões anteriores da comissão. Segundo ele, as camisas simbolizam o compromisso com a promoção da inclusão e o combate ao capacitismo. “Estamos reunidos para reafirmar que a inclusão se constrói com respeito, diálogo, convivência e participação. A entrega dessas camisas representa mais do que uma peça de roupa. Ela simboliza o compromisso da comissão na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e no enfrentamento das desigualdades”, afirmou.

Durante o evento, o vereador também anunciou o protocolo de um projeto de lei que quer criar o Programa Municipal Feira da Inclusão e do Empreendedorismo da Pessoa com Deficiência. A proposta busca incentivar a inclusão social, a autonomia financeira, a geração de renda e o empreendedorismo de pessoas com deficiência, familiares, cuidadores e entidades representativas. “A proposta pretende ampliar oportunidades e fortalecer a participação das pessoas com deficiência na atividade econômica do município”, destacou.

O representante do Programa Diversidade, Alexandre Ank, ressaltou a importância da campanha para ampliar a conscientização da população sobre os direitos das pessoas com deficiência. “A inclusão é um direito de todos e o respeito é um dever de cada cidadão. Nosso objetivo é transformar as lutas diárias em conquistas concretas”, afirmou.

O encontro também serviu como espaço para discussão de demandas da comunidade. Entre os temas levantados pelos participantes, estiveram a necessidade de melhorias no transporte público e na mobilidade urbana, a ampliação de ações de conscientização e o fortalecimento do atendimento humanizado nas áreas de saúde, educação e reabilitação.

Os participantes também defenderam a ampliação do debate sobre acessibilidade comunicacional e inclusão social, além da realização de reuniões periódicas para acompanhar demandas e contribuir para a construção de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade