Publicada em: 24/06/2026 - 22 visualizações

Câmara JF aprova - Programa de Descarte de Lixo

Câmara JF aprova - Programa de Descarte de Lixo (24/06/2026 00:00:00)
  • O projeto é do vereador Fiote (PDT) e quer autorizar inclusive o pagamento via Pix
 

Para incentivar a destinação correta do lixo, a Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou projeto que visa autorizar a criação do Programa Descarte Regular. A ideia é combater o lixo em espaços públicos, promover a educação ambiental e incentivar a reciclagem e a economia circular.  A proposta é do vereador Fiote (PDT) e prevê incentivo financeiro e geração de renda aos participantes, inclusive por meio de Pix. O texto da norma aprovada esclarece que os critérios devem ser definidos em regulamento.


Se virar lei, ficará autorizada a operacionalização do programa por meio da criação de pontos de recebimento de papel e papelão; plásticos em geral; metais; vidro e outros resíduos recicláveis definidos em regulamento. Fiote defende a criação da lei e afirma que “a iniciativa quer reduzir o descarte irregular de lixo, problema recorrente que impacta diretamente a limpeza urbana, a saúde pública e o meio ambiente, especialmente em períodos de chuva, quando há aumento de alagamentos causados pelo entupimento de bueiros”. 


Leia a íntegra do Projeto de Lei nº 27/2026.

 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2026. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade