|
Prefeito diz a Canalli que quer apoio da Câmara nas ações do Executivo “Vou mexer na concessão de ônibus. Fazer uma coisa aberta, apresentando a planilha de custos em Audiência Pública. Não vou mudar o decreto, mas vou responsabilizar as empresas.” A declaração foi feita hoje (1º/08) pelo prefeito José Eduardo Araújo em visita de cortesia ao presidente da Câmara Municipal, Francisco Canalli (PMDB). O prefeito sustenta que atualmente Juiz de Fora tem a passagem mais barata do Brasil, referindo-se ao fato dos trajetos menores subvencionarem os maiores, promovendo justiça social. Canalli agradeceu a visita e se colocou à disposição do Executivo para realização de um trabalho conjunto, voltado para Juiz de Fora.
Outra questão em análise pelo prefeito é a tarifa de água. Ele informa que a situação na Cesama está sob controle, mas constata a necessidade de criar investimento, terminar o mandato com o balanço no azul.
O envio do Orçamento Municipal 2009 em setembro foi confirmado pelo Executivo, assim como a informação de que o valor será menor do que o deste ano, perto de R$ 760 milhões.
O prefeito, que chegou acompanhado do vereador Romilton Faria (DEM), falou no desenvolvimento de um trabalho político digno e transparente. José Eduardo Araújo defende a proximidade com a comunidade, o que pretende realizar com o secretariado conhecendo os problemas in loco. Isso será feito com o uso de um micro-ônibus da Prefeitura, que circulará com a equipe pela cidade.
A necessidade de revitalização do Centro, reivindicada na véspera pela Associação Comercial, é reconhecida por ele. O prefeito, entretanto, alertou para a importância do apoio dos proprietários, moradores e lojistas.
Presidente da Câmara apóia
revitalização do centro comercial
O presidente da Câmara Municipal, Francisco Canalli (PMDB), participou da comemoração dos 122 anos da Associação Comercial e Empresarial de Juiz de Fora e manifestou apoio aos dois projetos apresentados pela entidade: o Museu do Comércio e a revitalização da área central. O primeiro foi considerado pelo presidente uma iniciativa pela preservação da história da cidade e o segundo, um incremento ao turismo e às vendas. A solenidade, realizada na sede da ACEJF, contou ainda com os vereadores Eduardo Freitas (PDT) e José Sóter de Figueirôa (PMDB).
A solenidade foi aberta pelo presidente da Associação, Aloysio Vasconcellos, seguida do pré-lançamento do Museu do Comércio pelo historiador Roberto Dilly e pela Lupa Vídeo. Eles vão utilizar de todos os meios disponíveis para montar uma exposição integrada por acervos físico e digital. Os mais modernos mecanismos de multimídia serão empregados para divulgar a história do município, adiantou Dilly.
O especialista em recuperação de áreas degradadas, Márcio Galvão, se encarregou de defender a revitalização do Centro através de uma gestão compartilhada pelos empresários, proprietários de imóveis e Prefeitura.
Ele expôs a experiência norte-americana e adiantou que as Associações Comerciais do Rio e de São Paulo compartilham do desejo de inovação da entidade de Juiz de Fora e de um trabalho integrado.
Criação de um shopping popular, horários flexibilizados, limpeza, paisagismo, vigilância, reativação das câmeras de segurança, melhoria do mobiliário, aprimoramento das fachadas, padronização de letreiros, sinalização das galerias, iluminação, serviço de informação e construção de prédios para estacionamento foram propostas apresentadas durante o evento.
Participaram, entre outras autoridades, o prefeito José Eduardo Araújo, o deputado Lafayette Andrada (PSDB), candidatos a prefeito, o prefeito de Matias Barbosa, Joaquim do Nascimento, o vice-presidente do Sindicato do Comércio, Odoni Turolla, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Constantino Neto, e o gerente regional do Banco do Brasil, Sérgio Carvalho.
|