|
Audiência pública vai discutir teste do olhinho Está agendada para o próximo dia 11/01, quinta-feira, às 15h, a audiência pública que vai discutir com a população a implantação obrigatória do teste do olhinho nas unidades hospitalares e maternidades de Juiz de Fora, credenciadas ao SUS. O projeto de lei é do vereador presidente da Câmara, Vicente de Paula Oliveira – Vicentão – (PTB) e a reunião foi solicitada pelo vereador Bruno Siqueira (PMDB), em parecer na Comissão de Legislação da Câmara por sugestão do autor da matéria.
De acordo com o vereador Vicentão, é muito importante a conscientização da comunidade sobre a realização do exame, que é rápido, indolor e não invasivo, que vai detectar e pode evitar sérios problemas de visão. O teste deve ser feito nas primeiras horas de vida da criança ainda na sala de parto. “Apesar da importância, o teste é obrigatório apenas nas capitais do Rio de Janeiro e São Paulo e em algumas cidades do interior desses estados como Marília – SP, por exemplo”, afirma o vereador lembrando que o único programa de prevenção e atenção à saúde infantil, que tem abrangência nacional, financiado com recursos federais, é o teste do pezinho.
A justificava da proposta esclarece que o exame é realizado por profissional treinado ou pediatra, sem uso de colírios empregando uma fonte de luz de vermelha que ajuda a observar o reflexo que vem das pupilas. O reflexo vermelho normal, em tons de laranja ou amarelo, mostra que as principais estruturas internas do olho estão normais. Quando estão alteradas, não se observa o reflexo ou sua qualidade é ruim.
“É importante que o exame seja obrigatório porque muitos problemas mostrados durante o teste não podem ser notados pelos pais, ou responsáveis em casa”, explica o vereador.
Dados divulgados no ano passado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística -IBGE mostram que cerca de 16,5 milhões de brasileiros, 10% da população, têm algum tipo de deficiência visual. Desse total, 20% a 30% são crianças. |