Publicada em: 09/01/2007 - 220 visualizações

Informações em locais públicos poderão ter placas em Braille

Informações em locais públicos poderão ter placas em Braille (09/01/2007 00:00:00)
 

Informações em locais públicos poderão ter placas em Braille

       “Os programas de inclusão social têm mostrado avanços no mundo todo. No Brasil, as tendências e iniciativas mostram que os governos municipais, estaduais e federal buscam, de forma efetiva, soluções para que as pessoas com necessidades especiais possam ter uma vida normal”. O argumento é do vereador Francisco Canalli (PMN) que apresentou projeto de lei instituindo a obrigatoriedade da colocação de estruturas informativas em código Braile para os portadores de deficiências visuais nos locais de grande fluxo de pessoas.
       
       De acordo com a matéria, essas estruturas poderão ser confeccionados no formato de placas e/ou painéis, contendo informações básicas que permitam o correto acesso do deficiente físico. Os locais são: os principais pontos de transporte coletivo urbano, tanto no centro quanto nos bairros da cidade, sendo estes considerados como os de maior movimento, dispondo de informações sobre as horas e respectivos itinerários; os hospitais e unidades básicas de saúde; as bibliotecas; repartições públicas; os museus; os teatros; as principais vias da cidade; os shoppings centers e outros espaços públicos ou privados que recebam um grande contingente de pessoas. “Acreditamos que nossa cidade deva se preparar para que as ações públicas sejam direcionadas em favor de todos os cidadãos”, disse o legislador.
       
       O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas. Surgiu na França em 1825, sendo o seu criador o francês Louis Braille que ficou cego aos três anos, vítima de um acidente seguido de oftalmia. Este sistema consta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada. Os seis pontos formam o que se convencionou chamar cela braille.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade