Publicada em: 03/12/2025 - 22 visualizações

Tribuna Livre - SMP defende presença de pediatras nas equipes de Saúde da Família

Tribuna Livre - SMP defende presença de pediatras nas equipes de Saúde da Família (03/12/2025 00:00:00)
  • A Sociedade Mineira de Pediatria diz que a medida evitaria diagnósticos tardios
 

 

Para que pediatras façam parte da atenção primária e integrem a Equipe Estratégica de Saúde da Família (ESF), representantes da Sociedade Mineira de Pediatria (SMP) participaram da Tribuna Livre Natanael Elói do Amaral na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na terça-feira, 2. As médicas pediatras Mariângela Ribeiro Silva Duarte e Letícia Perrut apontaram o intuito de abrir canais de comunicação com os vereadores e o Poder Público buscando diálogo para mudanças no atendimento e apoio a crianças e adolescentes. 


De acordo com Mariângela Duarte, os dados apontam que há menos de uma consulta por ano por criança no Brasil. “Crianças com diagnósticos tardios e com patologias tratáveis, muitas vezes, procuram emergências porque não tiveram assistência desde o primeiro dia de vida. Estamos em uma discussão nacional para o cuidado desde o primeiro contato”. A ideia é trazer para a Zona da Mata Mineira a importância desse atendimento para crianças e adolescentes, de forma especializada. “Temos dentro de todo o programa médico especialistas que estarão disponíveis para prevenir agravos, qualificar os diagnósticos, orientar as famílias e garantir cuidados oportunos desde o nascimento até a adolescência. Especialmente no Brasil, que é um país marcado por desigualdades e demandas cada vez mais crescentes”. 


Ela frisou ainda que a presença do pediatra nas equipes de Saúde da Família interage de maneira integrada, valorizando a relação entre o médico, o paciente, a família e a equipe. “O pediatra vem então somar esforços nessa estratégia de saúde da família que temos no SUS”. 


A também pediatra Letícia Perrut apontou que no Pronto Atendimento Infantil (PAI), unidade em que trabalha, foram atendidas, até junho deste ano, 19 mil crianças – a maioria menores de 2 anos. “Muitas crianças chegam à emergência sem terem recebido nenhuma consulta anterior. As mães não têm informações de altura, peso e perímetro cefálico. Essas são informações indispensáveis para avaliar o crescimento e desenvolvimento da criança. E dessas 19 mil, a maioria era de ficha verde, de casos leves que poderiam ser resolvidos na atenção primária. As mães preferem levar para as UPAs porque sabem que lá terá pediatras”. Letícia reforçou ainda a necessidade de médicos concursados para que haja continuidade na atenção à criança desde o nascimento. 


A Tribuna Livre foi transmitida ao vivo pela JFTV, canal 35.1, e pelo canal da JFTV no YouTube.

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade