Publicada em: 19/11/2025 - 15 visualizações

Parlamento Jovem - Estudantes encerram as atividades parlamentares de 2025

Parlamento Jovem - Estudantes encerram as atividades parlamentares de 2025 (19/11/2025 00:00:00)
  • Trabalhos foram em torno do tema “Juventude e Direitos Culturais”
 

 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou, nesta quarta-feira (18), a solenidade de encerramento das atividades do Parlamento Jovem 2025. O encontro marcou a celebração das experiências de participação cidadã vividas pelos estudantes ao longo do ano. O tema trabalhado nesta edição foi “Juventude e Direitos Culturais”. Participaram alunos da E.E. Duarte de Abreu, E.E. Professor José Freire, E.E. Antônio Carlos, Colégio Politécnico Pio XII e Colégio Santa Catarina.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio Letícia Vieira Marques Carvalho, do Colégio Santa Catarina, falou sobre o aprendizado adquirido e o amadurecimento em relação ao exercício da cidadania e da democracia. Ela destacou as vivências na etapa estadual, realizada em Belo Horizonte.
“Ouvir opiniões diferentes, argumentar e abrir a mente para outros pontos de vista foram experiências marcantes. Em BH, precisei debater com pessoas que eu não conhecia e tive que aprender a dialogar de forma clara e respeitosa. Aprendi muito”, afirmou.

O coordenador do projeto na Câmara, Marco Polo, que está em seu primeiro ano à frente das atividades, ressaltou o envolvimento e a dedicação dos estudantes. “Os alunos surpreenderam muito positivamente. Todas as escolas contribuíram com a proposta. Os estudantes são articulados e dão conta do recado. O projeto é inovador desde sua criação e continua estimulante”, disse.

O coordenador do Parlamento Jovem pelo polo UFJF, Diogo Tourino, também destacou os avanços de 2025. Ele citou a interação produtiva dos estudantes com os vereadores e a ampliação da compreensão dos jovens sobre a realidade da cidade. “A Câmara Municipal avança neste trabalho bonito, que vai além da divulgação parlamentar.”

 

Parlamento Jovem 2026

O Parlamento Jovem é um projeto de educação para a cidadania realizado em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Para 2026, o tema a ser discutido pelas Câmaras Municipais participantes será “Inclusão social da pessoa com deficiência e neurodivergente”.

 


Assista à solenidade de encerramento pela JFTV.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade