Publicada em: 19/11/2025 - 25 visualizações

Medalha Nelson Silva - Câmara homenageia 10 personalidades

Medalha Nelson Silva - Câmara homenageia 10 personalidades (19/11/2025 00:00:00)
  • A honraria marca o mês da Consciência Negra e foi transmitida ao vivo pela JFTV, canal 35.1, e pelo canal no YouTube
 

 

O Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora recebeu, nesta terça-feira (18), uma noite especial de dança, música e emoção. O Coral Negro Muvucae, o Aya Ballet Afro Muvuca e o Batuque Afro-Brasileiro Nelson Silva fizeram apresentações durante a entrega da Medalha Nelson Silva. O evento integra as ações do Mês da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Nesta edição, a Câmara homenageou 10 personalidades que se destacam em ações culturais, sociais e na valorização das manifestações da população negra no Brasil.

A vereadora Laiz Perrut (PT) falou em nome dos parlamentares e prestou uma homenagem à Adenilde Petrina, que faleceu em 30 de outubro. Ela foi lembrada por sua atuação na defesa da cultura, da cidadania e da participação popular, especialmente junto às comunidades da periferia.

Laiz também destacou a importância da vida e da obra de Nelson Silva, artista que retratou, por meio da cultura, a realidade vivida pela população negra. “Ele faleceu em 10 de outubro de 1969 e deixou ao Batuque a herança de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária”, afirmou.

O vereador Negro Bússula (PV) ressaltou o valor da memória, da liberdade e da oralidade das narrativas da população negra. Ele falou sobre as marcas da escravidão e a necessidade de reconhecer o protagonismo da população negra na sociedade. “Sou o único preto retinto desta Casa, e somos 53% da população. Anseio arduamente pela primeira vereadora negra”, destacou.

Falando em nome dos homenageados, Wellington Carlos Alves lembrou que cada conquista atual só existe porque muitas pessoas lutaram antes. Ele citou ações importantes para o fortalecimento das políticas de igualdade racial. “Esta Câmara Municipal é nossa parceira há muito tempo. Aqui travamos a luta pelo feriado de 20 de novembro e pelo Estatuto da Igualdade Racial”, afirmou.

A escolha dos agraciados é feita por uma Comissão de Mérito composta pelo Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva, pela Secretaria Municipal de Educação, pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pela Câmara Municipal de Juiz de Fora, pelo Conselho Municipal para a Promoção da Igualdade Racial e pelo Instituto Histórico e Geográfico de Juiz de Fora. 


A medalha foi criada por meio da Resolução nº 1.120, de 1999.



Nelson Silva

O cantor e compositor Nelson Silva nasceu no dia 22 de janeiro de 1928. Mineiro de Juiz de Fora, foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Sambas, boleros, rumbas, mambos, valsas, toadas, batuques e até hinos religiosos fazem parte de seu acervo musical. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça, através de cantos e lamentos, usando uma forma de linguagem típica do escravo. Nelson Silva faleceu, por insuficiência cardíaca, em 10 de outubro de 1969, deixando aos integrantes do batuque a sua herança de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. O grupo até hoje cumpre à risca a trajetória de seus fundadores, honrando o legado deixado pelo artista.


Homenageados 2025

Caroline  Gerhein

Centro Espírita Santo Antônio de Umbanda

Elizabeth Siqueira

Maria Inês da Cruz

Míria Crescêncio da Costa de Oliveira

Pró-Reitoria de Cultura da UFJF

Sandra Maria de Jesus

Victor Casemiro

Waldemar do Cavaco

Wellington Carlos Alves


Assista à homenagem pela JFTV no YouTube.


Assessoria de Imprensa : 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade