Publicada em: 25/09/2025 - 11 visualizações

Kátia Franco quer instituir Lei Gatinha Iza

Kátia Franco quer instituir Lei Gatinha Iza (25/09/2025 00:00:00)
  • A medida visa dispor sobre normas de segurança e responsabilidade para a vacinação de cães e gatos em campanhas públicas do município
 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora avalia o  Projeto de Lei nº 366/2025, proposto pela vereadora Kátia Franco (PSB), que quer estabelecer regras de segurança e responsabilidade durante as campanhas de vacinação de cães e gatos. A intenção da vereadora é garantir o bem-estar dos animais, tutores e profissionais envolvidos, além de reduzir riscos de fugas e acidentes.


Kátia Franco diz que há fugas de animais por falta de estrutura de proteção e contenção dos animais. Em um dos casos mais graves, uma gata morreu após falha na aplicação da vacina. “Esses episódios demonstram a urgência de estabelecer normas que obriguem o Poder Público a oferecer espaços seguros, higienizados e fechados, com entradas separadas para cães e gatos, além de prever um plantão de atendimento do Canil Municipal para eventuais reações adversas às vacinas”, ressaltou Kátia.


De acordo com as regras, os tutores são responsáveis por levar os animais aos postos com coleiras e guias, e, quando necessário, focinheira. Gatos precisam estar em caixas de transporte ou bolsas de contenção. E os condutores devem ter condições de controlar os animais. 


Kátia explicou que, caso aprovada, a medida prevê que a Administração Municipal defina o local seguro, capacite os profissionais de saúde para contenção e manejo. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade