Publicada em: 03/09/2025 - 200 visualizações

Câmara aprova ensino de empreendedorismo, inovação e inteligência artificial na rede municipal

Câmara aprova ensino de empreendedorismo, inovação e inteligência artificial na rede municipal (03/09/2025 00:00:00)
  • Se for sancionada, a iniciativa poderá acontecer por parcerias com instituições públicas e privadas
 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora aprovou, na sexta-feira, 29, a inserção do ensino de empreendedorismo, inovação e inteligência artificial no currículo das escolas públicas municipais. A proposta é do vereador Dr. Marcelo Condé (AVANTE) tem como objetivo preparar os estudantes para os desafios do século XXI, com ênfase na economia criativa, pensamento crítico e responsabilidade social. “Esse projeto visa fomentar o desenvolvimento de competências empreendedoras, como a criatividade, a liderança. Além de, estimular a educação financeira, a inovação tecnológica e a alfabetização digital. Para promover o protagonismo estudantil e a ética no ambiente escolar, incentivando o espírito de iniciativa e a compreensão de aspectos básicos de planejamento de negócios e cidadania econômica”, afirmou. 


O parlamentar explicou que a iniciativa está em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que permite aos sistemas de ensino incorporar conteúdos suplementares de acordo com a realidade local. “A Base Nacional Comum Curricular também estimula o desenvolvimento de competências empreendedoras e digitais, em especial no ensino fundamental II e médio”, justificou Marcelo. 


O vereador finalizou dizendo que a implementação do projeto dependerá de viabilidade orçamentária e administrativa. Caso vire lei, caberá ao Executivo firmar parcerias com instituições públicas e privadas, nos termos da legislação vigente. “O presente Projeto não cria atribuições diretas à Administração Pública, nem interfere na autonomia da Secretaria Municipal de Educação ou impõe aumento de despesa. Limita-se a propor diretrizes curriculares que poderão ser consideradas pelo Executivo, nos limites de sua competência e disponibilidade orçamentária”, finalizou Marcelo. 

O projeto, agora, aguarda sanção do Executivo. Leia o texto na íntegra clicando aqui. 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade