Publicada em: 01/07/2025 - 362 visualizações

Câmara aprova garantia de matrícula em escolas próximas para estudantes com TEA

Câmara aprova garantia de matrícula em escolas próximas para estudantes com TEA (01/07/2025 00:00:00)
  • O direito pode ser exercido para a matrícula nas escolas mais próximas da residência ou do endereço profissional dos responsáveis; projeto foi apresentado pela vereadora Roberta Lopes (PL)
 

Estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) podem ter matrícula garantida na escola municipal mais próxima de casa ou do endereço de trabalho dos responsáveis. Isso porque a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) aprovou, na última sexta-feira, 27, o projeto de lei apresentado pela vereadora Roberta Lopes (PL), que pretende assegurar esse direito. 

Segundo o projeto, a decisão da escola a ser matriculada ficará à critério da família no momento da matrícula através da comprovação da necessidade, por meio do diagnóstico do TEA e do comprovante de endereço. “As crianças e adolescentes com TEA exigem um ambiente escolar preparado e a proximidade com seus lares ou locais de trabalho de seus responsáveis. Essa proximidade reduz o impacto do deslocamento e facilita a integração entre a escola, a família e os serviços de apoio necessários ao desenvolvimento integral do estudante”, afirma a vereadora na justificativa do projeto.

O Projeto de Lei nº 20/2025 segue agora para análise e posterior sanção do Executivo. Confira a redação completa da proposta clicando aqui.

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade