Publicada em: 27/06/2024 - 513 visualizações

Vereadores prestam homenagem a agentes culturais com a Medalha Geraldo Pereira 2024

Vereadores prestam homenagem a agentes culturais com a Medalha Geraldo Pereira 2024 (27/06/2024 00:00:00)
  • Em uma noite de reconhecimento, 19 personalidades físicas e jurídicas que prestaram serviços na cultura e na arte receberam a honraria
 

 O Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu na noite desta quinta-feira, 27, familiares e amigos que vieram prestigiar a entrega da Medalha Geraldo Pereira a 19 agentes culturais, pessoas físicas e jurídicas, de destaque na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região. A solenidade foi registrada pela JFTV Câmara ao vivo e pode ser assistida no canal da JFTV no YouTube.

 
Na condução da homenagem, o presidente da Casa, Zé Márcio-Garotinho (PDT), falou em nome dos outros 18 vereadores quanto ao reconhecimento, que é uma prova do compromisso da Câmara com a valorização e promoção das manifestações artístico-culturais. “A Câmara acredita firmemente nos valores essenciais da cultura como expressão dos indivíduos e da coletividade. O fazer político passa, acima de tudo, por pensar nos representados, e a riqueza cultural que possuímos é um alicerce para voos maiores, refletindo nosso compromisso com um futuro mais rico e significativo”.

 

O vereador Juraci Scheffer (PT) citou um trecho da música “Falsa Baiana e Sem Compromisso” para dar a tônica da genialidade de Geraldo Pereira, e reforçou a importância do tema da noite. “Nosso município se destaca com grandes nomes de suma importância na área cultural por meio da arte e da música, contribuindo não só para produzir espetáculos culturais e musicais de qualidade, como também para agradecer e projetar nossa cidade país afora”.

 

Em discurso representando todos os homenageados, Tadeu Santos exaltou a arte e as criações que ultrapassam fronteiras independentemente das condições econômicas,  sociais,  religiosas, físicas e de gênero. “Quantas vezes a paga de um artista é somente o aplauso? Muitos nem sonham que artistas também têm conta para pagar. E contamos com apoio de políticas. Mas qual o valor da arte, que ninguém sabe dizer? Qual o valor de uma boa música, de um poema que nos faz sonhar? De uma dança que nos faz ocupar o espaço junto com uma bailarina? O valor de uma tela, de um livro que nos fazem viajar?”. 

 

Geraldo Pereira
Compositor, sambista e cantor de grande projeção nacional, Geraldo Pereira é considerado o mais brilhante cultor do samba sincopado, popularmente conhecido como samba de gafieira, pelo ritmo requebrado e brejeiro. Autor de versos livres e arrojados, foi uma espécie de alma da bossa nova nos anos 60. Geraldo Pereira nasceu em Juiz de Fora, mas se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez carreira, aos 12 anos de idade. 
 
A medalha foi criada pela Resolução nº 1.309/2016 e instituída em parceria com a Associação Cultural Estação Palco, sendo uma forma de agraciar pessoas e entidades que contribuem para a produção, difusão e mérito das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região.
 
Conheça os homenageados 2024 e um pouquinho da história de cada um neste link
Alexsandro Rodrigo de Sousa
Andrea Sperandio Ventura Braga
Associação dos Moradores e Amigos do Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Banda Medida Provisória
Batalha do Bandeirantes
Beatles Forever
Damião de Assis
Fabrício e Gabriel
João Batista Medeiros – Ileso Grafiteiro
Joseph Rodrigo dos Santos
Luiz Carlos Amaral
Mario Lúcio Bruck Dias
Paula Duarte Souza
Renata Coimbra Alves
Rhee Charles
Rogério Ribeiro de Castro
Thadeu Santos
Thiago Miranda
Wanderlei Marques Faini
 
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade