Publicada em: 27/06/2024 - 254 visualizações

Comissão da Ciência e Inovação discute resultados da Semana da Criatividade e soluções por mediação de conflitos

Comissão da Ciência e Inovação discute resultados da Semana da Criatividade e soluções por mediação de conflitos (27/06/2024 00:00:00)
  • André Luiz (REPUBLICANOS) e Vagner de Oliveira (MDB) discutiram com os participantes ações que podem tornar Juiz de Fora cada vez mais acolhedora
 



A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) recebeu representantes da sociedade civil para discutir os resultados da Semana da Criatividade e Inovação em uma reunião da Comissão da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicação. O objetivo da reunião foi abrir espaço para diálogo sobre políticas públicas inovadoras em Juiz de Fora, em relação a mediação de conflitos e ações em prol da sustentabilidade ambiental para transformar Juiz de Fora em uma cidade cada vez mais acolhedora. 


O presidente da comissão, vereador André Luiz (REPUBLICANOS), abordou a Lei nº 14.837, de 22 de março de 2024, aprovada e promulgada  pela Câmara. “Essa lei traz a possibilidade de o Executivo criar uma Câmara de Conciliação dentro da Prefeitura, fomentando a cultura da paz”, explicou, e informou também que a Câmara vai criar um grupo de trabalho para discutir a complementação da lei, de forma a adaptá-la à realidade de Juiz de Fora. Participaram da reunião Victória Dias e Iago Junqueira,  advogados especializados em mediação de conflitos, trazendo para o Legislativo as ideias para o fortalecimento de uma cultura de paz. A advogada exemplificou com casos de litígios que podem ser solucionados com mais diálogo e menos processos judiciais. “Há situações que precisam ser melhoradas para que haja o desenvolvimento social”, pontuou Victória.


Sobre a Semana da Criatividade, o vereador autor da lei que cria a data comemorativa, Vagner de Oliveira (MDB), explicou ser ela uma oportunidade para vários setores da cidade falarem sobre criatividade. “A gente vê que no mundo hoje a inteligência artificial está dominando o mercado e temos que colocar isso em prática”, destacou. Vagner considera esses encontros uma oportunidade para o mercado se desenvolver. “Muitas vezes a pessoa tem uma ideia, mas não consegue colocar em prática, e nesses encontros pode até encontrar investidores que apoiem”, explicou. 


Integrantes da Rede Criativa de Juiz de Fora, Cristina Lima e Vanessa Bittar trouxeram o “Manifesto Criativo”, documento elaborado no encerramento da Semana da Criatividade. Vanessa destaca que “a missão do político inovador é escutar e cuidar das pessoas” e, nesse sentido, os apontamentos do manifesto pedem em sua maioria que as políticas públicas sejam voltadas para tornar Juiz de Fora cada vez mais acolhedora, com as especificidades do território. “Preparar uma cidade para a longevidade das pessoas, para que as pessoas não percam o contato social; pensar com cuidado na cidade é um fator que foi muito apontado por todos”, finalizou. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade