Publicada em: 28/02/2024 - 390 visualizações

Sedecon promove palestra para educação financeira e contra golpes

Sedecon promove palestra para educação financeira e contra golpes (28/02/2024 00:00:00)
  • Servidoras do órgão de defesa do consumidor da Câmara deram dicas para evitar cair em ciladas
 

 

Preocupado com os casos de golpes financeiros em Juiz de Fora, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sedecon), promoveu na manhã desta quarta-feira, 28, a palestra Educação Financeira e Prevenção a Golpes. Durante o encontro, aberto à população, as servidoras públicas Luciana dos Santos e Fernanda Campos apresentaram procedimentos diários com objetivo de dificultar a ação de golpistas financeiros, principalmente os relacionados a contatos telefônicos.

 

As servidoras listaram uma série de cuidados e dicas de como, por meios bastante corriqueiros, os golpistas agem. O primeiro foi ligado a evitar compras com cartão por aproximação, uma vez que os golpistas podem se aproximar com maquininhas e usar créditos. Além disso, é mais fácil contestar compras quando o uso do cartão é feito por senha. 

 

É preciso atenção também para ligações de pessoas que tentam se passar por instituições bancárias. “Bancos não ligam para ninguém”, reforçaram as palestrantes. Por isso, avisam elas, é fundamental desconfiar de ligações que tentam confirmar dados, falam sobre valores disponíveis para saque e pedem fotos e selfies para atualização de dados. Portanto, é fundamental não responder mensagens recebidas, confirmar dados de boletos antes de pagá-los, e muita atenção com aplicativos de bancos e do Serasa. “E ter em constante atenção que o INSS não faz devolução de dinheiro”. 

 

Na finalização do encontro, Luciana e Fernanda explicaram como funcionam o crédito pessoal, consignado, cartão consignado – oferecidos, muitas vezes, sem que haja uma compreensão de como funcionam e os riscos de cada modalidade. O Sedecon funciona gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O órgão fica no Centro Administrativo da Câmara Municipal, no Parque Halfeld, na Rua Marechal Deodoro, 722, no térreo. 

 

Mais Informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade