Publicada em: 20/12/2023 - 371 visualizações

Após emendas de vereadores, Pronto Atendimento 24h na Região Nordeste é inaugurado (20/12/2023 00:00:00)
  • Inauguração foi possível após destinação de emendas parlamentares dos vereadores Bejani Júnior (PODE) e Vagner de Oliveira (PSB)

Os vereadores da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) estiveram presentes na inauguração do Pronto Atendimento de Urgência e Emergência da Região Nordeste na última sexta-feira, 15. Com 28 bairros e estimativa de 80 mil pessoas, a população da região Nordeste estava desassistida desde 2014, quando o serviço oferecido pelo Hospital Estadual Dr. João Penido, sob gestão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), foi fechado.

A abertura do pronto atendimento de urgência e emergência foi possível por meio de emendas parlamentares encaminhadas pelos vereadores Bejani Júnior (PODE) e Vagner de Oliveira (PSB). A prefeita Margarida Salomão (PT) citou que as emendas foram decisivas para a conclusão das obras. “Elas compuseram com os recursos que a Prefeitura vem investindo e nos permitiram que fosse feita a reorganização do espaço para cumprir essa função do pronto atendimento de 24h”. Participaram também da inauguração os vereadores Juraci Scheffer (PT), Laiz Perrut (PT), Tiago Bonecão (CIDADANIA), Antônio Aguiar (UNIÃO), Pardal (UNIÃO), Bejani Júnior (PODE) e Vagner de Oliveira (PSB).

O vereador Bejani Júnior reforçou que o diálogo se iniciou dentro dos bairros com comissão formada por moradores da região que abriram contato com as autoridades. “Juntamente com a prefeita Margarida e com vereador Vagner, que também é um representante da região, nós chegamos nesse denominador comum, que a solução seria uma urgência e emergência dentro de um complexo médico que é justamente aqui na Ana Nery, que tem um hospital de retaguarda; e através de uma parceria, que deu um exemplo muito forte, de zero vaidade, de parceria e de união em prol da população, nós conseguimos hoje ter esse direito concedido para a população Nordeste”, disse.

Já o vereador Vagner de Oliveira, que também destinou emendas para as obras de conclusão da urgência e emergência, disse que é um momento especial, porque a luta começou há mais de dez anos. “Nós fizemos muitas reuniões aqui na região, tivemos reunião na Assembleia, em Belo Horizonte, no governo do Estado, para ver se a gente conseguia reabrir o atendimento de porta do Hospital João Penido; quando percebemos que isso não era possível, aí surgiu a ideia: porque não colocar um pronto atendimento na região? E aí percebemos que a prefeita tinha no plano de governo dela, está na hora de lançar essa proposta, e se o caso for falta de dinheiro, nós, com a nossa emenda, vamos colocar, e colocamos recurso junto com o vereador Bejani Júnior”, disse.

O subsecretário de Urgência e Emergência, Rômulo de Castro Martins, falou da importância do novo equipamento. “Estamos há mais de dez anos aqui na região sem um equipamento de urgência e emergência. A população precisava se deslocar até a UPA de Santa Luzia ou à UPA de São Pedro, e isso trazia um transtorno muito grande”. Sobre a nova estrutura física, Rômulo disse que a unidade contará com oito médicos, sendo quatro da especialidade de clínica geral, e quatro da pediatria. A unidade também contará com uma assistência social, dois enfermeiros e seis auxiliares de enfermagem, além de farmacêutico 24h.

O morador do bairro Bruno Villani chegou para inauguração e já estava à espera de atendimento médico para a esposa, que estava em casa passando mal por pressão baixa. “Estou esperando atendimento porque ela estava em casa com queda de pressão, essa unidade irá resolver, e muito, para todos nós”, disse. A nova unidade de Pronto Atendimento de Urgência e Emergência já está funcionando 24h no Hospital Ana Nery, localizado na Rua Diomar Monteiro, 1.280 – Bairro Grama.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa