Publicada em: 08/11/2023 - 176 visualizações

Semana do Esporte 2023 – Audiência reverbera Plano Municipal de Esportes

Semana do Esporte 2023 – Audiência reverbera Plano Municipal de Esportes (08/11/2023 00:00:00)
  • Foram contemplados 26 atletas que aguardam receber o Bolsa Atleta ainda em 2023
 

 

O Plano Municipal de Esportes e o Bolsa Atleta foram os assuntos mais discutidos em Audiência Pública (AP) na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) na tarde de quarta-feira, 8. A audiência integra a programação da Semana Municipal de Incentivo ao Esporte e foi requerida pelo presidente da Comissão de Esporte e Lazer,  vereador Tiago Bonecão (CIDADANIA). O objetivo do encontro foi reunir atletas e governo municipal para que juntos consigam enxergar os pontos fortes e pensar soluções para que o esporte seja alavanca de transformação social em Juiz de Fora. 

 

Em entrevista à JFTV Câmara, Bonecão celebrou a chegada do Plano Municipal de Esportes à Casa Legislativa, com expectativa de que seja votado e aprovado ainda neste mês de novembro. “Já estávamos cobrando desde o ano passado esse plano, que é tão importante para nossa cidade e entrou aqui na Câmara essa semana, então nas próximas reuniões vamos debater, ele vai passar nas comissões, vamos chamar o secretário para explicar melhor o plano e tenho certeza que vai tramitar e ser aprovado”.

 

A vereadora Tallia Sobral (PSOL) destacou a importância do plano para democratizar o acesso ao esporte, que “como política pública é uma das coisas que a gente mais vê sendo negada”. Já Maurício Delgado (UNIÃO) questionou o secretário quanto ao investimento de R$10 milhões na recuperação dos campos de várzea, obtendo a resposta de que o processo está em tramitação na secretaria e o investimento vai sair. “Antigamente faltava dinheiro, agora dinheiro tem e a obra não sai”, cobrou. O vereador Marlon Siqueira (PP) também esteve presente na audiência e solicitou a aplicação de recursos destinados via emenda parlamentar. 

 

O secretário de Esportes, Marcelo Matta, lembrou que para revelar atletas de alto desempenho é necessário um trabalho amplo de incentivo ao esporte. “Eu falo que Juiz de Fora tem a cultura esportiva no comportamento do cidadão, e quando você tem muita gente praticando esporte, a tendência é alguém manifestar talento, e quando se manifesta talento essa pessoa tem de ser desafiada”, disse, explicando a necessidade de políticas públicas de incentivo e também de contato com o esporte: “ninguém é atleta de algo que nunca foi apresentado para ele.”

 

Expectativa para o recebimento da Bolsa Atleta 2023 

 

Um outro assunto também tratado na audiência foi o Bolsa Atleta. No processo seletivo de 2023, foram contemplados 26 atletas e paratletas de Juiz de Fora, que aguardam a oportunidade de receber o incentivo. Marcelina do Nascimento, paratleta de jiu-jítsu, contou que tem duas competições ainda para este ano, e a preocupação é de não conseguir participar por falta de recursos. Além disso, as competições deste ano também somam pontos para a seleção da bolsa em 2024. Sobre isso, o secretário explicou que já foram abertas as contas em nome dos atletas e os contratos estão tramitando no jurídico da Prefeitura. 

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade