Publicada em: 29/05/2023 - 360 visualizações

Vereadores participam da assinatura do Dia do Torresmo e do Programa Praça Cervejeira (29/05/2023 00:00:00)
  • A inclusão no Calendário Oficial do Município é de autoria do vereador João Wagner Antoniol (PSC); evento contou com a presença de representantes do setor

Desenvolvimento econômico pela gastronomia e pelo turismo. É isso que duas ações discutidas na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) – e sancionadas pelo Executivo na última sexta-feira, 26 – objetivam por meio do incentivo de duas vertentes tradicionais do setor de alimentação fora do lar em Juiz de Fora: o torresmo e a cerveja especial. O Dia do Torresmo foi instituído no Calendário Oficial do Município no dia 25 de agosto e, por meio de um decreto, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) instaurou também o Programa Praça Cervejeira, para instalação de beer trucks (pontos de venda móvel de cerveja especial) nesses espaços públicos.

“Fomos acionados pelo setor que produz a iguaria pela qual Juiz de Fora é tão reconhecida para criar este dia, para que possamos fomentar essa questão. Essa é uma data que pode trazer turismo, emprego, renda e preserva uma cultura gastronômica na cidade”, pontuou o vereador João Wagner. Já o vereador Marlon Siqueira (PP) apontou que a Praça Cervejeira é uma consequência de ações como a implementação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Cerveja Especial e também de leis aprovadas pela Câmara, com a do Dia da Cerveja Especial Mineira, comemorado no dia 27 de maio. “Queremos que o juiz-forano consuma a bebida produzida aqui. Para se ter uma ideia: a cada um emprego que as grandes cervejarias geram, a produção de cerveja especial e artesanal gera 1.000 vagas”, explicou Marlon.

Durante a assinatura simbólica da sanção e do decreto, a prefeita Margarida Salomão (PT) defendeu a importância de iniciativas como essa, lembrando como a cidade é reconhecida em outros locais por esses produtos. O evento contou ainda com a presença do vereador e presidente da Câmara, Zé Márcio-Garotinho (PV), e dos vereadores Bejani Júnior (PODE), Cida Oliveira (PT), Laiz Perrut (PT), Julinho Rossignoli (PP), Juraci Scheffer (PT) e Vagner de Oliveira (PSB), além de outros representantes do Executivo. Após a cerimônia, produtores locais de torresmo ofertaram uma degustação do produto.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa