Publicada em: 23/05/2023 - 1097 visualizações
Está em tramitação na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), um Projeto de Lei (PL) para instituir o dia 22 de maio como Dia Municipal do Apicultor. A apicultura consiste na criação de abelhas, com o objetivo de produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Segundo o texto, o vereador Maurício Delgado (UNIÃO) busca com o PL homenagear as pessoas que trabalham com apicultura, adicionando a data ao Calendário Oficial de Eventos de Juiz de Fora.
O texto de justificativa do PL explica que “as abelhas silvestres nativas constituem parte da fauna silvestre brasileira. Estudos recentes mostram que devido à polinização, as abelhas são responsáveis por cerca de 75% da produção de alimentos no mundo”. Portanto, no entendimento do vereador proponente, incentivar a apicultura é, também, preservar a vida desses seres nas cidades, algo fundamental para a estabilidade dos ecossistemas e a sustentabilidade da agricultura.
Para a defesa do projeto, Maurício Delgado lembra que o Brasil é signatário da convenção sobre a diversidade biológica assinada durante a conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento, em 1992, e a posterior aprovação da "iniciativa internacional para a conservação e uso sustentável de polinizadores". O PL segue para análise das Comissões da Casa Legislativa. Confira o texto na íntegra.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade