Publicada em: 09/05/2023 - 854 visualizações

Câmara instala coletores de resíduos recicláveis em iniciativa sustentável

Câmara instala coletores de resíduos recicláveis em iniciativa sustentável (09/05/2023 00:00:00)
  • Essa etapa do Projeto Câmara Sustentável passa por conscientizar o público e servidores sobre a coleta seletiva

A Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) elaborou neste ano o Projeto Câmara Sustentável, com o objetivo de conscientizar tanto o público quanto os servidores da Casa a respeito da promoção de práticas sustentáveis, como o descarte correto de resíduos sólidos. Desde seu início, a iniciativa já promoveu, por exemplo, a aquisição de dez lixeiras com as cores da coleta seletiva e suas divisões: orgânico, papel, plástico e vidro, que foram espalhadas pelas dependências da Casa (Palácio Barbosa Lima, Anexo Ignácio Halfeld e Centro Administrativo) nesta terça-feira, 9.

A implementação dessas práticas na Câmara envolve a participação de servidores e vereadores. “Nosso esforço vai ao encontro de muitas outras iniciativas de nossa legislatura a favor de uma Juiz de Fora mais sustentável. Como outro exemplo prático desta preocupação, temos agora na Câmara uma comissão temática permanente exclusiva para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável”, defende o vereador e presidente da Câmara, Zé Márcio-Garotinho (PV).

O chefe da Divisão de Patrimônio, Jefferson Santos, coordena a equipe responsável por pensar essas estratégias. “A Câmara é fiscalizadora dos outros órgãos. Seria incoerente, então, fiscalizar essas ações e não praticar. Essa prática é positiva para dentro do ambiente de trabalho, porque incentiva as pessoas na percepção da questão ambiental”, destaca o servidor. Os materiais recicláveis serão destinados ao Demlurb e a associações de catadores.

Dentre as frentes de atuação do grupo, estão a coleta seletiva de lixo e a economia de papel A4, práticas já adotadas em todos os setores da CMJF. Além disso, um dos planejamentos futuros do Nossa Câmara Sustentável é a implementação de canecas individuais, buscando reduzir a geração de lixo por conta dos copos plásticos, e a elaboração de uma campanha audiovisual de informativos sobre a importância da sustentabilidade.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa