Publicada em: 08/01/2007 - 257 visualizações

Universidade Popular chega a Juiz de Fora e já tem os primeiros vestibulandos

Universidade Popular chega a Juiz de Fora e já tem os primeiros vestibulandos (08/01/2007 00:00:00)
  • Universidade Popular chega a Juiz de Fora e já tem os primeiros vestibulandos        “Dados assustadores, como o índice de analfabetismo que chega a 10%, confirmam o pouco caso com a educação no Brasil. Não há como pensar em desenvolvimento humano sem...
 

Universidade Popular chega a Juiz de Fora e já tem os primeiros vestibulandos

       “Dados assustadores, como o índice de analfabetismo que chega a 10%, confirmam o pouco caso com a educação no Brasil. Não há como pensar em desenvolvimento humano sem respeitar um princípio básico de qualquer sociedade, que é a valorização da escola e do profissional da educação. Mesmo o setor tendo avançado nos últimos anos, ainda é preciso se fazer muito para reverter esse quadro”. A análise é da vereadora Rose França (PTB) que está trazendo para a cidade, o que ela chama de “uma verdadeira revolução no ensino superior”, a Universidade Popular.
       
       A idéia é investir num ensino de qualidade e eficiente, a preços bem inferiores aos praticados pelas faculdades particulares. As mensalidades dos cursos oferecidos podem variar de R$165 à 220, com descontos que podem chegar a 15%. “Uma vantagem para quem trabalha ou não tem condições de cursar um curso superior nas faculdades tradicionais”, disse a petebista.
       
       As faculdades à distância, da rede Educon (Tecnologia em Educação Continuada), já somam mais de 80 mil alunos em todo o país e esse número tem crescido a cada ano”, informou o diretor-presidente do grupo Hazenclever Lopes, que veio a Juiz de Fora para acertar os últimos detalhes para a implantação da universidade com a vereadora.
       
       A Educon oferece cursos de graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia, Serviço Social e Letras com bacharelado em português e espanhol. Além disto, a Rede oferece pós-graduação em Educação e Direito. O material didático é gratuito e o aluno tem o conforto de freqüentar as salas de aula uma vez por semana somente e em qualquer lugar do país que possuir uma sede da empresa.
       
       A questão é romper com as formas de subjetivação que sustentam o modelo atual, dando espaço às formações singulares, alternativas e modernas de ensino, sendo, no momento, a educação à distância a única maneira viável de democratizar o ensino superior”, defendeu mais uma vez Rose.
       
       A Universidade Popular é um movimento autônomo que atua na luta pela democratização do ensino no Brasil, dando aos trabalhadores de baixa renda uma oportunidade. Os cursos se diferenciam dos convencionais em diversos aspectos, que vão desde o projeto político-pedagógico e a auto-gestão do curso ao material didático apresentado. O aluno participa de forma presencial, mas não seqüencial das aulas, sem abandonar a lógica do processo pedagógico construtivista.
       
       “Estamos garantindo o ensino superior para quem não tem oportunidades e dessa forma fazer com que essas pessoas sejam também agentes transformadores”, afirmou a petebista. Uma outra ação da vereadora é implantar na cidade o curso Pré-Vestibular Cidadão. A idéia é preparar o cidadão para enfrentar qualquer universidade através de um ensino de qualidade, com professores doutorados e com a vantagem de ser inteiramente grátis, inclusive o material didático. O curso irá oferecer ainda, um complemento para quem quiser se profissionalizar. Há opções para as áreas de Secretário Executivo, Finanças, Contabilidade e Administração.
       
       As inscrições para os interessados começaram no dia 03 e vão até o dia 19 de janeiro. Elas podem ser feitas na Câmara, no gabinete da vereadora Rose França. Acontecerão dois vestibulares, um no dia 28 de janeiro e o outro no dia 25 de fevereiro.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade