Ainda dá tempo de conferir a Exposição Câmara em Memória: 170 Anos de História, em homenagem ao aniversário da Casa Legislativa. Os documentos importantes - e que resgatam a história do município - ficarão expostos até o próximo dia 12 de maio. Entre os registros presentes na mostra, está o discurso de saudação ao imperador Dom Pedro II, em sua visita à cidade de Juiz de Fora no dia 20 de março de 1878.
“A Província de Minas, Senhor, que pela primeira vez se gloria de Vos ver em seu seio, há de recordar eternamente que quando no memorável ano de 1861 o Sol pairava debaixo do Trópico Setentrional para daí derramar pela superfície da terra seus raios vivificantes, nessa mesma ocasião o Imperador Pedro 2º nas margens do Paraibuna debaixo do Trópico austral vivificava os germes de prosperidade que jazem adormecidos sob o solo mineiro [texto em grafia original]”, relatou José Capistrano Barbosa, então presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), que falou em nome da cidade na ocasião, demonstrando o protagonismo do Legislativo nas páginas de Juiz de Fora.
A história da cidade é contada ainda por outros importantes documentos, resgatados pela CMJF nesta exposição. No inventário, estão também a primeira lei da cidade; a mais antiga ata de Reunião Ordinária presente nos arquivos históricos; a comunicação de importantes leis à cidade, como a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea; e até mesmo uma planta das ruas da cidade, elaborada pelo engenheiro francês Howyan, no século XIX.
Os registros estão expostos no 3º andar da Casa Legislativa, no hall que dá acesso ao Plenário. A exposição fica aberta de segunda a quinta, das 8h às 18h; e na sexta-feira das 8h às 17h.
Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa