Publicada em: 18/04/2023 - 1091 visualizações

Semana de Segurança - Servidores fazem curso de brigadista

Semana de Segurança - Servidores fazem curso de brigadista (18/04/2023 00:00:00)
  • O treinamento visa à segurança no trabalho e terá continuação, com curso de primeiros socorros e um simulado, agendados para quarta e quinta-feira
 

 

Vinte e quatro servidores da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) participaram do curso de brigadista, na manhã desta terça-feira, 14. A capacitação aconteceu no Centro de Treinamento Miranda e Serviços, no Bairro São Pedro, ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG). A ação da CMJF visa à prevenção de servidores, estagiários e terceirizados no que se refere à segurança do trabalho. A primeira brigada de incêndio do Legislativo Municipal será composta por voluntários treinados e capacitados para agir na prevenção e combate ao princípio de incêndio, evacuação de emergência e primeiros socorros.

 

Durante o curso de hoje, o instrutor Dayverson Silva, soldado do Corpo de Bombeiros, abordou aspectos que vão desde o início de uma ocorrência a métodos de extinção do fogo. O bombeiro militar explicou a diferença entre fogo, incêndio e chama, falou do triângulo do fogo, reação em cadeia, cilindros e extintores, além de métodos de extinção. Ele ressaltou a importância da prevenção e da fiscalização. "A gente tem que tomar muito cuidado, inclusive nas nossas residências, como com a questão do botijão de gás, celular carregando no sofá, forma de acender churrasqueira. Nos incêndios, o que mais mata é a fumaça. O conhecimento é importante, assim como é fundamental que os estabelecimentos sempre obtenham o auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCR)”, disse Dayverson.

 

No treinamento prático, uma situação real, em que os alunos passaram por todas as etapas: reconhecimento e manuseio de diferentes tipos de extintores de incêndio, simulação de uma casa de fumaça e exercício para mostrar como lidar com a mangueira ligada ao hidrante. O servidor Rodrigo Bitta ressaltou que treinamentos como esses ajudam, inclusive, a quebrar paradigmas. "Além da importância para o ambiente de trabalho, o treinamento ajuda a desmistificar a ideia de que o sobrevivencialista é um paranoico", concluiu Rodrigo. Já a técnica em segurança do trabalho da CMJF, Aline Bondi, destaca a iniciativa da formação. “Os brigadistas que participarem do simulado já irão atuar como brigada orgânica constituída. Na próxima semana, serão realizados os atos da Mesa para oficializar a criação da Brigada de Incêndio da Câmara Municipal de Juiz de Fora”, finaliza Aline. O treinamento continua com uma palestra nesta quarta-feira, 19, como parte da Semana de Segurança Pública.

 

Mais informações: Assessoria de Imprensa - 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade